Esse lead chega até a loja por meio de diversas ferramentas e estratégias de marketing. Em todas elas é necessário o investimento do empreendedor para que sua loja tenha visibilidade e consecutivamente seja alvo de interesse de seu consumidor.
Trazendo para uma realidade mais simples, imagine uma padoca (padaria), montada em um novo local, é feito panfletagem de porta em porta sobre a inauguração, mas na porta do comércio, na fachada não tem nenhuma identificação de marca, nome, ou até mesmo o tipo de estabelecimento e quais produtos são comercializados. O estabelecimento pode até vir a ter clientes, mas a identificação e fidelização fica mais distante, se prolonga de médio a longo prazo.
Já um estabelecimento devidamente identificado, e que crie de maneira natural a identificação com o cliente e local que está instalado, tem esse caminho estreitado, já que outras ações de marketing foram feitas para captar os clientes.
Esse é justamente o cenário dos e-commerces que investem em tráfego pago, mas que não se atentam para a importância do tráfego orgânico, uma estratégia que faz toda a diferença para o sucesso da loja digital e que pode impactar positivamente no futuro do negócio.
Diante de todas as dúvidas e vantagens relacionadas ao tráfego pago e orgânico, nós da InfoPay, desenvolvemos este artigo para esclarecer para o empreendedor digital, como construir as estratégias de tráfego que auxiliarão no sucesso do seu e-commerce.
Diferença entre tráfego pago e orgânico
Em primeiro momento vamos definir o que é o tráfego, e aqui podemos simplificar o conceito da seguinte forma: o tráfego é o acesso a sua página feita por consumidores. Esse acesso pode ocorrer no site, blog, e por meio das mídias sociais.
No tráfego pago, a visita ocorre quando a empresa está investindo em impulsionamento, ou seja, é necessário gastar em mídia para que naquele momento haja a visita do possível cliente até a sua loja virtual.
Já no tráfego orgânico, o consumidor chega até os canais do empreendimento digital pela relevância do mesmo. Ou seja, o cliente pesquisa sobre determinado produto e por esse motivo pode chegar até o seu e-commerce, por seu site ter elementos que o coloquem em destaque.
É importante, no entanto, destacar que para gerar tráfego orgânico, é necessário que o lojista faça investimentos, porém, os leads não são condicionais ao valor que é investido em impulsionamento.
Nesse momento você deve estar se perguntando: se eu preciso investir capital para conseguir o tráfego orgânico, então quais são as vantagens? A pergunta é válida, e vamos responder, acompanhe.
Custo benefício e escalabilidade
Em primeiro lugar destacamos que o tráfego orgânico tem como principal vantagem o custo benefício, isso porque os resultados não são momentâneos e sim são colhidos em curto, médio e longo prazo.
Com o e-commerce bem avaliado pelo Google, por exemplo, dentro de uma métrica de desempenho feita pelo Google Analytics, sua exposição seguirá em relevância quando os clientes naturalmente pesquisar por produtos ou temas semelhantes aos expostos em sua loja virtual.
Dessa forma o tráfego orgânico não substitui o tráfego pago, mas auxilia e muito na redução dos custos de marketing de seu negócio, frente à quantidade de leads captados pelo e-commerce.
Aqui temos, no entanto, que destacar o fato de que, quando falamos de tráfego pago, o seu negócio deixará de ser exposto efetivamente quando a verba dos anúncios no Facebook Ads ou Google Ads acabar. Por outro lado, no tráfego orgânico há escalabilidade, ou seja, quanto maior o número de visitantes em seu site ou rede social, menor será o investimento a ser feito posteriormente.
Relacionamento solidificado
Outro ponto importante agregado ao marketing de sua loja virtual com o tráfego orgânico é a construção de uma linha de relacionamento com seu consumidor.
Perceba que o fato do cliente chegar a seu site por interesse e não por convencimento já é um ponto importante para a conclusão de uma venda. Com essa perspectiva positiva, estabelecer uma linha de relacionamento com o consumidor é muito mais assertivo e consecutivamente, a fidelização se torna algo muito mais real.
Por onde começar?
Se você gostou do que leu e deseja investir em tráfego orgânico e trazer essa realidade para dentro de seu e-commerce, nós da InfoPay trazemos para você algumas dicas de como começar a implementar essa estratégia de marketing em seu negócio digital.
Tenha seu público alvo definido: a construção do seu perfil e identificação do seu cliente é baseada em uma clara e definição de público, assim de maneira natural o Google Analytics irá analisar seu site, a eficiência do mesmo e relevância para o interesse do público que busca por seu produto.
SEO: Não é CEO é SEO! A sigla significa Search Engine Optmization (otimização do motor/sistema de busca). O SEO é um conjunto de mecanismos e técnicas que proporcionam um melhor posicionamento no sistema de buscas como o Google. O SEO é crucial para um melhor posicionamento na página de buscas do Google.
Palavras chave: Para dar os primeiros passos no SEO, é importante ter o domínio das palavras chaves utilizadas nos conteúdos gerados e publicados em sua loja virtual. Existem ferramentas que possibilitam a identificação de quais palavras o seu público tem maior interesse e construa efetivamente seus anúncios e textos baseados nestas palavras.
Títulos e conteúdos: Assim como as palavras devem ser devidamente pensadas na construção de seus anúncios e divulgações, os títulos e conteúdos relacionados ao seu e-commerce também devem ter essa métrica. Lembrando que títulos e conteúdos interessantes, bem formatados e desenvolvidos com foco em seu público, tendem maior perspectiva de atingirem o seu alvo que é “alcançar leads e os transformar em possíveis consumidores”.
Pluralize seus conteúdos: Não basta fazer anúncios com fotos e texto, quanto maior foi a produção, variedade e qualidade dos conteúdos gerados em seu e-commerce, maior será a possibilidade de obter novos leads. Dessa forma é necessário investir na pluralização de conteúdo. Faça podcasts, vídeos ilustrativos ou tirando dúvidas, tenha depoimentos de clientes, fale sobre questões técnicas relacionadas aos produtos. Tudo isso se torna relevante para as buscas de seus consumidores na web. O cliente pode chegar ao seu site, simplesmente por ver um vídeo de tutorial de sua empresa ensinando como manusear determinado equipamento.
Utilize de outras plataformas: já que geramos conteúdos diversos, também devemos utilizar mais de uma plataforma. Seu e-commerce deve estar em diferentes plataformas, oferecendo de diferentes modos o seu produto, e principalmente expondo de forma mais direcionada todo o material gerado por seu negócio. A exposição em diversas plataformas amplia os seus resultados e possibilita maior eficiência na entrega do conteúdo gerado para o seu consumidor.
Hora de colocar em prática
Agora que já existe um melhor entendimento sobre o tráfego orgânico e tráfego pago é hora de iniciar o trabalho, e finalizando esse artigo a dica que damos é: “coloque o trabalho de marketing e tráfego nas mãos de profissionais qualificados”.
Não adianta você ter o conhecimento e não projetar para a sua empresa a qualificação e profissionalização destas informações. Sendo assim, ter profissionais qualificados para desenvolver as estratégias transforma seu investimento em retorno. Nada contra o primo que está aprendendo sobre internet, mas pagar mais barato para quem não domina o assunto é jogar dinheiro fora e queimar as estratégias de marketing para o seu negócio.
Vale também destacar que não adianta você ter leads, converter as estratégias em consumidores interessados e no final, não converter a venda por sua loja virtual ter baixa taxa de aprovação de vendas por um gateway e checkout falho, e nesse sentido a IstPay é diferenciada, já que tem média de 95% de taxa de aprovação de cartão de crédito e checkout transparente.
Se você quer o sucesso do seu negócio, valoriza o seu tempo e dinheiro, entende que o mundo dos negócios não é uma aventura, e o futuro lucrativo do seu empreendimento está baseado em investir de forma adequada, utilizando as melhores ferramentas e profissionais do mercado.