Investir em propaganda é necessário quando o assunto é e-commerce, mas também ter bem desenhado sua estrutura comercial, público alvo e quais produtos serão comercializados para esse público, avaliando a demanda específica da persona que é sua clientela, torna a loja mais atrativa e não somente fideliza o consumidor como também coloca a loja digital como referência em determinado nicho.
O empreendedor deve então, ao realizar seu planejamento financeiro e estratégias de marketing para o ano de 2023, visualizar de forma clara quais são os nichos mais comerciais, as tendências de consumo mais quentes para o ano.
Se a empresa já atua nos principais nichos, ótimo dê continuidade ao trabalho estruturado, podendo até mesmo realizar uma análise sobre possível abertura de uma nova loja em determinados nichos, ou incrementar outros produtos que possam agregar valor ao negócio.
Caso a loja virtual não se enquadre em nenhum dos principais nichos de 2023, ao final deste artigo, vale a pena uma reflexão sobre resultados, objetivos e satisfação com os “lucros”, que o e-commerce tem gerado desde sua abertura.
Com base em dados levantados, nós da InfoPay, trazemos para os empreendedores os nichos mais quentes para o ano de 2023, e com as informações que serão vistas abaixo, o empreendedor digital poderá ao final desta série, concluir o planejamento de sua loja virtual para 2023 e porque não, se arriscar em traçar uma nova estrada e realizar novos investimentos rumo ao sucesso.
Nichos mais quentes para 2023
Eletrônicos inteligentes
Uma coisa é unanimidade, o uso de tecnologia está muito mais acessível e para uma gama de diferentes classes sociais economicamente falando. A cada dia o consumo por equipamentos tecnológicos para uso no dia a dia tem se tornado maior, e este, segundo o e-commerce Brasil, é um dos nichos que terá maior consumo em 2023.
Se o empreendedor é antenado ao mercado, podemos afirmar que investir nesse segmento é um ótimo caminho a ser seguido, já que cada vez mais utensílios eletrônicos inteligentes ganham maior aceitação e desejo do público. Segundo a e-commerce Brasil, “a tendência é crescer ainda mais, pois as buscas por eletrônicos inteligentes aumentaram em 400% no entre 2021 e 2022”.
Confira alguns destes equipamentos que são tendência de mercado: smartwatch, celulares, chaveiros inteligentes, pulseiras, pastilhas e comprimidos, produtos tecnologias de automatização da casa (alexia, chromecast, TV Box), escova dental, utensílios domésticos eletrônicos (fritadeiras, omeleteiras, purificadores, aromatizadores, panelas e garrafa de água entre outros).
Produtos para smartphones
Nos dias de hoje é difícil encontrar alguém que não use ou tenha um smartphone. De acordo com levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) o Brasil tem mais smartphones que habitantes. Foram contabilizados em maio de 2022 242 milhões de aparelhos, em um país com população de 214 milhões de pessoas.
Se existe a demanda por smartphones, os aparelhos que facilitam o uso dos celulares são da mesma forma consumidos. Sendo assim, vale a pena investir em comercializar nos e-commerces produtos de consumo como capinhas, fones personalizados, carregadores wireless e com fio, adaptadores, lentes para a câmera, cabos, suportes e muitos outros itens.
Roupas modeladoras e/ou tecnológicas
Não podemos negar que vivemos em uma sociedade que se espelha na aparência. A aparência é um produto amplamente comercializado nas redes sociais. Ela é objeto de desejo, afinal ninguém quer mostrar seu pior lado para o mundo.
A tecnologia então se torna um instrumento para tornar real a aparência, estética e boa forma das pessoas. Justamente por esse motivo, roupas modeladoras e tecnológicas são uma tendência de mercado que merece ser vista com toda atenção pelos lojistas.
Roupas confeccionadas com tecidos tecnológicos, que tem com proteção UV, impermeabilidade, antiodor, repelentes à sujeira, leves, confortáveis e que valorizam a estética são uma tendência que veio para ficar por sua funcionalidade e praticidade.
As roupas modeladoras também estão em alta por auxiliarem na estética corporal, afinal trazem a perspectiva de um corpo perfeito, e nos dias de hoje imagem é tudo.
Vestuário e moda
De forma semelhante às roupas tecnológicas e modeladoras, o mercado para vestuário segue ativo em 2023 para os e-commerces, afinal de contas, todos se vestem com o que está na moda, e a moda não para, ela é um ciclo constante de novidades e tendências.
Frente a esse contexto, comercializar roupas em lojas virtuais é uma excelente opção de nicho a ser adotado para o empreendedor digital. Conforme Relatório Setores do E-commerce no Brasil em 2022, o segmento de Moda e Acessórios, que subiu 25% em tráfego durante novembro.
Seguindo nesse nicho os principais produtos a serem comercializados em e-commerces são: pijamas, lingerie, moda infantil, roupas para esportes, camisetas com estampas personalizadas, roupas de academia, camisetas do universo geek, moda praia, roupas para gestantes, vestuário de tamanhos especiais, roupas íntimas e calçados.
Joias, semijoias, bijuterias e acessórios
Já que falamos sobre moda, se há o hábito de comprar roupas e calçados pela web, concomitantemente existe a demanda por acessórios. Bijuterias, Joias, semijoias e relógios são cada vez mais adquiridos no mercado online.
Se o objetivo é empreender também vale a pena dar uma olhada com maior carinho para bolsas, carteiras, mochilas, bonés e chapéus.
Beleza e cosméticos
Não existe estética e beleza sem os cosméticos, perfumes e maquiagens, esse é um nicho que praticamente não vivencia baixa no mercado e que é uma ótima opção de investimento e vendas nos e-commerces.
Dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) indicam que o mercado de estética representa uma fatia de 16% de todo faturamento do e-commerce brasileiro.
É importante destacar que assim como é comercializado os produtos, nesse nicho também é comum a venda de cursos relacionados a maquiagens e procedimentos estéticos. Juntando tudo isso em uma mesma prateleira o sucesso em vendas está literalmente há alguns cliques no e-commerce.
Alimentos fitness e saudáveis
Quando falamos em estética em um país tropical, é praticamente impossível não relacionarmos vida saudável, alimentação e atividades físicas. Deste modo, o mercado dos alimentos saudáveis e suplementação para atletas cresceu de forma exponencial nos últimos anos.
De acordo com o e-commerce Brasil, “o consumo de alimentos saudáveis movimenta US$35 bilhões por ano, colocando nosso país em quarto lugar no ranking global de vendas dessa fatia do mercado”.
Como a vida fitness é uma tendência que segue em crescimento constante podem ser comercializados produtos como: suplementação e produtos para treino de alto rendimento, produtos orgânicos e naturais, produtos diet e light, alimentos sem glúten e sem lactose.
Produtos para pets
Assim como muitos não economizam para comprar os produtos e presentes para os filhos, uma fatia significativa da população brasileira gasta uma boa grana com produtos e serviços para seus pets.
No Brasil esse nicho é muito promissor, segundo o e-commerce Brasil, estima-se que aproximadamente 44% dos lares brasileiros têm pelo menos um pet. Ainda sobre o potencial deste nicho, um levantamento do Instituto Pet Brasil, aponta que o nosso país é o segundo mercado pet do mundo.
Os empreendimentos digitais podem então comercializar produtos e serviços como: planos de saúde e atendimento em clínicas veterinárias, estética para pets, alimentos, moda pet, brinquedos, medicações e vitaminas, acessórios como camas e até bijuterias personalizadas.
Infoprodutos
Por fim, mas não menos importante, o nicho de infoprodutos segue em uma ascensão meteórica e que não apresenta sinais de queda de consumo. Os grandes empreendedores perceberam que não é necessário ter um produto para vender, se o próprio conhecimento pode ser comercializado em cursos pela web.
Este nicho tem como principais pontos positivos o fato de que ele é movimentado por um baixo custo de investimento, não é necessário estoque, é feito em rápida entrega e tem atrativos atemporais, pois podem ser atualizados e visam principalmente à venda de conhecimento.
Vale, no entanto, destacar que para obter bons resultados, é necessário que o infoproduto tenha potencial ilimitado de vendas e principalmente que supra a necessidade do público alvo, que será fidelizado e gerará novas demandas de consumo.