Porque os bancos pedem referências bancárias

O que você encontrará neste Post

Todo início de ano os empreendimentos que não atuam de forma estável e até mesmo não planejam seus passos, acabam se deparando com situações financeiras complexas. A redução de vendas e até mesmo a quitação das despesas geradas pela empresa e seus tributos ocasionam algumas armadilhas que podem colocar o lojista em uma situação complexa.

Para muitos saírem desse buraco é necessário uma mãozinha, e essa ajuda para grande parte dos empresários está na busca por linhas de crédito fornecidas por instituições bancárias públicas ou privadas.

Outros empreendedores que também utilizam da busca pelos créditos financeiros, são não somente aqueles que passam por situação financeira mais complexa, mas também aqueles que encerraram 2022 com um cenário mais otimista e buscam a ampliação de seus negócios.

A questão é que tanto para aqueles que passam por tempestade ou por calmaria, a busca por estes recursos nas instituições bancárias são opções habituais, mas para que este aporte financeiro seja conquistado o negócio é exposto a uma análise.

Os bancos não simplesmente liberam capital por acreditar no negócio, ou porque a ideia do empreendedor é atraente. A instituição financeira realiza um procedimento de análise de risco, no qual são solicitadas as referências bancárias.

Para que serve a referência bancária

Nós da InfoPay, conversamos com o Analista de Riscos da IstPay, que explicou para nossa reportagem a importância e finalidade da solicitação das referências bancárias na análise de um crédito e até mesmo para estabelecer a linha de relacionamento com o empreendedor.

Segundo Rafael, primeiramente “as referências bancárias são solicitadas para os bancos terem ideia da situação financeira de um indivíduo ou empresa. Elas incluem informações sobre a quantidade de dinheiro que uma pessoa tem em sua conta bancária como também seus hábitos de pagamento e histórico de crédito”.

Outro ponto importante destacado por Rafael é que os bancos, de posse das referências bancárias, podem traçar, através dos dados obtidos, a estratégia e perfil de relacionamento com o cliente em questão.

 “Em um mundo onde informação é poder, uma das principais funções da referência bancária, é municiar as instituições financeiras de informações para estabelecer a linha de relacionamento com o cliente. As referências bancárias incluem informações como se o cliente paga suas contas em dia, se a empresa tem outros financiamentos e se ela tem sido responsável com empréstimos e outras dívidas no passado. Tais ações são realizadas no intuito de conhecer o perfil de determinado cliente e como se relaciona com as instituições financeiras, isso estabelece também como a instituição irá não somente conceder o crédito, mas também pode ser usado para estreitar a relação entre instituição bancária e cliente “, finalizou Rafael.

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba mais conteúdos como este

Conheça o Autor

Receba conteúdos que vão decolar suas vendas

Preencha para reservar a sua entrada!