Planejamento financeiro para e-commerces em 2023

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O mercado brasileiro para os e-commerces está em pleno desenvolvimento. Novas empresas têm entrado todos os dias no mercado e períodos como a Black Friday e as festas de fim de ano, o faturamento que já vinha sendo positivo para o varejo virtual ao longo de 2022 foi elevado.

Agora, o desafio é iniciar o ano de 2023 mantendo a saúde do negócio estável e consecutivamente, ampliar os lucros, os resultados, conquistar novos clientes, manter o negócio ativo e competitivo em um mercado cada vez mais desafiador e agressivo.

Partindo deste princípio, existem vários fatores que impactam positiva e negativamente o empreendimento. Questões como tributos, concorrência, uso indevido ou não uso das ferramentas de marketing e até mesmo a recessão do mercado podem causar o fim de qualquer empresa despreparada para enfrentar as adversidades.

Dos pontos citados acima, alguns são de certa forma inevitáveis, outros podem ser previstos, sendo assim, é necessário que haja um planejamento para o desenvolvimento do empreendimento.

Entenda, esse planejamento é crucial não somente para que as dificuldades sejam superadas, mas também para que o negócio tenha um sucesso real e contínuo. Assim o empreendedor entende que, nem todo dinheiro que entra na empresa é lucro, investimentos não são despesas, crises podem ser superadas com a organização e planejamento do negócio.

Frente a este cenário, nós da InfoPay traçamos o norte para que todo empreendedor, virtual ou físico, planeje empiricamente os passos do negócio ao longo do ano de 2023.

Faça uma análise da situação financeira atual da sua empresa

O primeiro ponto fundamental para a realização de um planejamento e plano de negócio é a análise real da situação financeira do empreendimento. Entenda, melhor lidar com uma realidade dura do que viver em um mundo de fantasia e se deparar com a falência no mundo real.

O conhecimento do faturamento, despesas e lucro, assim como o capital que a empresa tem, sendo ele de giro ou físico (Capital financeiro e estoque), apontam a real condição da empresa. Essa percepção vai nortear o planejamento, sendo ele de recuperação ou crescimento.

Nesse ponto é primordial que o empreendedor tenha consciência da importância do capital de giro, já que ele é o medidor da saúde financeira do negócio.

Para estabelecer o capital de giro é importante que sejam observadas as despesas mensais fixas da empresa, o custo da matéria prima ou dos produtos comercializados, despesas tributárias e folha de pagamento. Paralelo a isso, é importante estabelecer qual o valor de capital que o negócio tem para se manter ativo no mercado por um período de três a seis meses.

Indiferente do lucro, o capital de giro deve manter o negócio e sua saúde financeira, para posteriormente ser identificado o lucro e o dinheiro a ser reinvestido no negócio.

Neste planejamento temos que lembrar que lucro não é salário, ou seja, o faturamento não deve ser visto como capital a ser gasto pelo empreendedor. Respeite a retirada pró-labore e não misture as despesas pessoais e do negócio.

Em determinado momento, inevitavelmente o lucro da empresa será utilizado para questões pessoais, mas antes, deve ser feito a reserva, investimento no empreendimento de forma consciente, dentro de um projeto pré-estabelecido em curto, médio e longo prazo.

Mantenha seus dados atualizados e registrados

Para uma perspectiva concisa do negócio e consecutivamente administrar sem surpresas é importante a análise dos registros reais de entradas e saídas do negócio. Para isso os dados da empresa devem estar atualizados e organizados.

Com os dados registrados a análise do fluxo de caixa será mais precisa, assim o empreendedor poderá avaliar se sua empresa está atuando no vermelho, se tem estoque em demasiado, se pode reduzir em compras, ampliar ofertas e claro, mensurar se o negócio é lucrativo.

Sendo assim, o negócio será planejado dentro de um fluxo de caixa, ferramenta considerada essencial para direcionamento de investimentos, redução de custos, criação de estratégicas e até mesmo atuação no mercado, baseado no que realmente acontece nas entradas e saídas de recursos da empresa.

Projete metas e resultados realistas

Agora que já temos uma noção real do negócio, sabemos qual é o capital de giro, faturamento e quais as despesas, o empreendedor pode fazer uma projeção com planejamento de metas a serem alcançadas em curto, médio e longo prazo.

Se o negócio está no vermelho, projete primeiramente a saúde financeira do e-commerce, do empreendimento. Se há lucro, estabeleça metas em curto e médio prazo para ampliar de forma possível e realista, o sucesso do empreendimento.

Caso a empresa esteja financeiramente e comercialmente de vento em popa, assim como ocorreu com grande parte dos negócios virtuais nas festas de fim de ano em 2022, não saia por aí jogando dinheiro para o alto. Projete a ampliação em longo prazo, tendo como meta, por exemplo, dobrar a receita da empresa em 12 meses. Assim, mais do que ganhar dinheiro, o negócio se consolidará no mercado, irá fidelizar e captar novos clientes, e todos os sonhos pessoais do empreendedor serão conquistados de forma ainda mais grandiosa.

Estabeleça e cumpra um cronograma de ações

Já que falamos sobre metas e projetos, é impossível mensurar o desenvolvimento do negócio sem um cronograma a ser seguido. Preferencialmente estabeleça datas e pontos a serem atingidos em curto, médio e longo prazos. Para isso, estabeleça os planos detalhados de quais medidas devem ser tomadas, quais as ferramentas serão utilizadas e qual o capital será investido.

A empresa deve ser mantida ao máximo dentro desta projeção, abandonar estes planos e suas etapas pode ser visto como o fim do negócio, que perderá a razão organizacional, e consecutivamente trará uma sensação de fracasso ou desorganização.

Mantendo essa projeção organizacional, as decisões devem ser tomadas no sentido de manter o negócio dentro do projeto, sendo assim se necessário, aumente o valor do produto, reduza custos, invista em marketing e em ferramentas de gestão, mas não abandone o planejamento.

Precifique corretamente

Dentro de uma análise financeira do negócio, o lucro é o motivo pelo qual a empresa está no mercado. O sucesso do empreendimento é mensurado pelo lucro que a empresa gera.

Se o produto ou serviço comercializado não está gerando lucro, uma análise mais rigorosa dos processos deve ser feita, entre elas a de precificação do produto ofertado.

Conforme citado acima, se necessário o valor do produto comercializado deve ser revisto, com aumento (reajuste do preço de comercialização) ou redução do valor (aplicação de valores promocionais para queima de estoque e giro de caixa). Apesar de ambos terem caminhos diferentes, o objetivo dos dois é registrar aumento de vendas e capital.

Dentro desta métrica o empreendedor deve seguir a equação: custos + despesas + lucro = preço, para que o negócio se mantenha lucrativo.

 Mantenha sua margem de lucro e se necessário reduza seus custos

O lucro do negócio, de cada produto comercializado deve ser tratado dentro de uma métrica de percentual. Cada setor trabalha com margem de lucro diferente e por isso os percentuais aplicados devem ser diferentes.

Apesar de não parecer, essa aplicação tradicional do mercado é um fator positivo para a competitividade do negócio dentro do planejamento. A redução de valores do produto, sem uma quebra relevante destes percentuais, diferencia a empresa das demais concorrentes.

Cabe ressaltar, que o empreendedor deve tomar essas medidas observando sempre planejamento pré-estabelecido como a manutenção das reservas projetadas no plano de negócio.

Sem investimento seu crescimento é limitado

Finalizando os passos para o planejamento do negócio, é fundamental que o empreendedor entenda que sem investimento o crescimento é limitado.

Assim como não é natural emagrecer sem fazer uma dieta e atividade física, ou ter um físico robusto sem investir em uma nutrição adequada e horas de academia, o empreendimento não irá crescer dentro de suas projeções por si só. Isso quer dizer que para gerar os resultados projetados em curto, médio e longo prazo é necessário direcionar tempo e capital para que as metas sejam alcançadas.

Ferramentas adequadas, produtos de qualidade, prestação de serviço e bom atendimento ao cliente, como uma estratégia e investimentos em marketing são necessários dentro da projeção desejada para o negócio.

Lembre-se que sem investimento o crescimento pode até acontecer, mas será lento e limitado. A não ser que esse seja o objetivo, o que dentro das perspectivas do e-commerce, crescer lentamente normalmente não é o foco dos empreendedores.

Sem investimento, o negócio caminhará em passos de tartaruga, ou até mesmo estará fadado ao fracasso.

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