Imagine você em uma loja física comprando um telefone celular. Você é atendido por um vendedor, escolhe o produto que te atende pelo benefício, custo, status, e quando decide pelo aparelho e vai finalizar a compra, você é encaminhado para outro estabelecimento, em um ambiente diferente, onde um estranho irá solicitar os seus dados, em um procedimento que demanda tempo e porque não até mesmo invasivo. Desconfortável, não é?
A questão levantada acima está mais perto de você empreendedor do que imagina. Esse processo é justamente o que ocorre com sua loja virtual, quando seu cliente está finalizando uma compra realizando o checkout.
Definição de checkout
O checkout é na verdade uma interface onde são verificados dados do cliente final, como endereço de entrega e dados do cartão de crédito, logística, entre outras informações, na conclusão de uma compra em uma loja virtual.
Esse procedimento é considerado uma das etapas mais importantes de sua loja online, pois essa integração e verificação de dados impactam diretamente na venda de seus produtos e seu sucesso no mercado digital.
É importante destacar que existem dois tipos de checkout, o tradicional e o transparente. No primeiro ocorre um redirecionamento do cliente para outro site, em um novo endereço virtual, enquanto o checkout transparente, proporciona um melhor fluxo do processo de venda por manter o cliente na mesma página, o que favorece a experiência de compra dando mais confiança ao cliente e amplia a taxa de conversão.
Nesse sentido é importante destacar que a qualidade do checkout é notada quando a taxa de conversão é positiva, o que ocorre se o ambiente virtual otimizar o tempo do consumidor final e gerar rápida aprovação.
Hábitos e impactos
Avaliando sua loja virtual, em algum momento você pode ter se perguntado: meu empreendimento tem um ambiente seguro e confiável, mas não está gerando os resultados desejados? Se já lhe fez essa pergunta, nós da InfoPay vamos lhe explicar o porquê deste cenário.
Durante as etapas da venda, se no momento do checkout, o consumidor final é encaminhado para outra página, que não necessariamente inspira a mesma confiança, e muito menos tem a agilidade que seu cliente final deseja, inevitavelmente, o checkout tradicional influencia para a desistência da compra já na etapa de conclusão da venda.
De acordo com dados divulgados pela Opinion Box, que realiza pesquisas de mercado online, 85% dos clientes virtuais, habitualmente desistem das compras no carrinho, 10% abandonam a compra se tiverem que realizar um cadastro no site. Outros 10% deixam de comprar se o processo de pagamento no site for longo ou exigir o preenchimento de muitos dados.
Por outro lado, a mesma pesquisa indica que 72% dos consumidores se fidelizam ao e-commerce se a etapa de pagamento da loja virtual for ágil e de fácil compreensão.
Todas estas informações servem para mostrar a você empreendedor que as suas conversões podem ser ampliadas se a sua plataforma de vendas tiver uma melhor opção de checkout.
Seguindo nesta perspectiva, o comerciante virtual deve se ater ao serviço contratado para seu negócio. Existem no mercado empresas como a IstPay, que atuam com um sistema eficiente de conversão e até mesmo resgate de clientes que abandonam os carrinhos.
Entre os diversos tipos de checkout que existem no mercado digital, a IstPay atua com o checkout transparente, que otimiza o tempo e amplia a taxa de conversão de vendas de sua loja virtual.
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