Se você tem objetivo de empreender e não tem capital para comercializar um produto, tem a possibilidade de se vender! A retórica anterior parece ofensiva, mas não é. A cultura é definida por Stuart Hall como práticas e valores que não são genéticos, mas são absorvidos e repassados para os outros.
“A cultura, podemos dizer, está envolvida em todas essas práticas que não são geneticamente programadas em nós […], mas que carregam sentido e valores para nós, que precisam ser significativamente interpretadas por outros, ou que dependem do sentido para seu efetivo funcionamento”. Stuart Hall
Sendo assim todos nós podemos não somente compartilhar nosso conhecimento, do mais básico como a maneira que cozinhamos determinada comida, ao mais complexo como ensinamentos de técnicas e disciplinas para formação pessoal, mas também podemos vender esse conteúdo, abrindo assim as portas para o mercado de Infoprodutos.
O que é o mercado dos Infoprodutos
Basicamente o mercado de Infoprodutos é um setor da indústria digital que se concentra na criação, venda e distribuição de produtos digitais que contêm informações ou conhecimentos em formatos diversos.
Dentro deste mercado são comercializados, disponibilizados e concomitantemente consumidos produtos da cultura individual que despertam interesse, em formato de como cursos online, e-books, podcasts, vídeos, webinars, entre outros.
Os Infoprodutos são intangíveis e são vendidos exclusivamente pela internet. Eles são criados a partir de conhecimentos específicos de um determinado assunto e podem ser comercializados de diversas formas, seja por meio de uma loja virtual, plataforma de vendas ou mesmo em sites de hospedagem de Infoprodutos.
A grande sacada deste modelo de produto é que todos temos algo a oferecer que de certa forma é um conhecimento básico e nossa estrutura cultural, mas que desperta interesse de consumo em indivíduos que não têm a mesma experiência de vida, ou vivem em um mesmo contexto social.
Outro ponto interessante deste mercado é que a produção, distribuição e comercialização pode ser feita por indivíduos, empreendedores, empresas e profissionais autônomos que possuem conhecimento em uma área específica. Absolutamente todo conhecimento pode ser comercializado na web, no formato certo e com o público certo.
Este mercado tem agradado consideravelmente nos últimos anos, devido ao baixo custo de produção, facilidade de distribuição e alcance global. Além disso, a busca por conhecimento na internet tem se tornado cada vez mais comum, impulsionando a demanda por Infoprodutos.
Cabe também destacar que o mercado de Infoprodutos é um nicho em expansão que oferece diversas oportunidades para empreendedores digitais e profissionais que desejam compartilhar seu conhecimento e habilidades com outras pessoas interessadas.
Como escolher o formato de Infoprodutos?
Assim como vendemos um produto ou serviço, para obter êxito na venda do Infoproduto é necessário identificar e estabelecer o formato que melhor alcança seu público alvo. Para isso temos que lembrar que a base deste negócio se concentra em trazer conhecimento para seu consumidor.
Cada formato tem suas particularidades que estão diretamente ligadas ao seu público. Desta maneira, para determinar o formato ideal de Infoproduto, é necessário definir o público-alvo para quem ele será destinado; perfil do indivíduo que produz o conteúdo; familiaridade com ferramentas de edição e criação; e finalmente objetivo que pretende alcançar.
Os principais formatos consumidos atualmente são: E-books (Livros digitais); Cursos online ou mentorias; Podcasts; Audiobooks (Audiolivros) e Vídeo-aulas. Ainda neste mercado também são consumidos: Whitepapers; Videocasts; Screencasts; Webinars; Ferramentas digitais; Área de membros; Revistas eletrônicas; Kits; Infográficos; Templates, e outros produtos e serviços.
No entanto, alguns são mais populares, com maior apelo de público, que podem ser uma primeira opção para quem está adentrando ao mundo do marketing de conteúdo.
Como consigo comercializar o Infoproduto?
Após definição do público e formato, passamos então para o processo de venda do Infoproduto. Aqui temos que destacar que existem duas estratégias principais que auxiliam o empreendedor a alcançar sucesso na comercialização do Infoproduto.
Estas estratégias são a venda em modo lançamento e a venda perpétua. Ambas estão diretamente relacionadas à exposição e inserção dos Infoprodutos no mercado e até mesmo a qual plataforma será escolhida para a comercialização.
Venda realizada em modo de lançamento
A venda realizada em modo de lançamento é uma estratégia que consiste no uso de gatilhos e senso de urgência para alcançar seu público. Através desta estratégia o empreendedor disponibiliza o seu Infoproduto para venda apenas em determinados momentos do ano, usando sempre de palavras de efeito, despertando no cliente em potencial o sentimento de oportunidade única.
Venda em modo perpétuo
Já a estratégia de venda perpétua é aquela onde o Infoproduto fica disponível para compra permanente. Aqui o empreendedor não trabalha apenas com gatilhos de urgência, mas também perpetua o sentimento de necessidades, soluções e sucesso. Essa estratégia é mais focada em uma condição confortável no sentido de atuar na perspectiva de causa, doença e cura, assim seu Infoproduto será visto após o cliente entender que a causa pela qual necessita investir está relacionada a um problema identificado, sendo o seu Infoproduto a cura para essa deficiência.
Canais de venda
O Infoproduto, como citado anteriormente, tem formatos digitais, e sendo assim, inevitavelmente devem ser comercializados em plataformas específicas que são desenvolvidas para distribuição, acesso e consumo do conteúdo.
Há no mercado diversas plataformas voltadas para os Infoprodutos. Nós da Infopay destacamos a Astron Members, que já tem integração com a Fintech IstPay.
A Astron Members foi totalmente desenvolvida para o empreendedor que pretende vender o seu capital intelectual. Os clientes da IstPay, que tem atualmente o melhor Gateway do mercado podem realizar a integração a plataforma que possibilita a entrega de cursos e materiais virtuais, que são comercializados em forma de treinamentos e conteúdo.
A plataforma é totalmente viável para o empreendedor virtual que oferece treinamentos, ter um espaço com um menor custo e maior exposição, além de maior controle e gestão de acesso e entrega de seu material que é disponibilizado pela plataforma.
Além da Astron Members também podemos citar como destaque no mercado as plataformas: Monetizze; Hotmart; Eduzz; Udemy; Kiwify; HeroSpark.
Conclusão
Assim como a possibilidade de aprendizagem é infinita, a oferta de Infoprodutos é ilimitada, e justamente por esse motivo é um mercado que segue quente e ativo. Ao definir o produto que será comercializado é interessante, no entanto que o empreendedor observe o mercado e se diferencie dos demais.
Com investimento correto em produção, marketing pago e orgânico ativo por ter um público alvo bem definido a tendência é que o empreendedor e seus conteúdos comercializados sejam adquiridos pelos consumidores que devem ser fidelizados.
Lembre-se que todo produto é formatado e entregue a um público específico e se os passos acima forem bem conduzidos, as possibilidades de êxito no mercado são reais.
Como uma dica extra, salientamos que não adianta ter um produto bem formatado, com captação de clientes com a estratégia adequada e com uma produção de qualidade, se no momento da conversão da compra, seu Gateway e Checkout dificultarem a conclusão da venda. Para isso indicamos as soluções da IstPay, a Fintech que em seus 11 primeiros meses revolucionou o mercado com a melhor taxa de aprovação, Sistema Antifraude humanizado, serviços de Bank para os seus clientes e Checkout Transparente.