Ao longo dos artigos anteriores desta série, nós da InfoPay, listamos dicas e informações relacionadas à forma como este novo ano pode ser encarado e melhor aproveitado, tudo isso por meio de um planejamento econômico, administrativo e de marketing bem elaborado e conduzido de forma sólida, veja alguns dos artigos:
- 80% dos e-commerces fecham em 18 meses, não seja mais um nesta estatística
- Planejamento financeiro para e-commerces em 2023
- Como criar estratégias de marketing para vender mais em 2023
- Como analisar o mercado e a concorrência pode aumentar suas vendas em 2023
- Quais serão os nichos do mercado digital mais quentes para 2023
Desenvolver um plano de ações não é algo simples, mas é fundamental para que o e-commerce obtenha os melhores resultados e consecutivamente, não somente se mantenha ativo, mas também lucrativo, por mais que estejamos frente há tempos incertos.
Empresas como as Americanas, Unilever, Netshoes, Amazon entre outras gigantes lidam constantemente com a necessidade de planejar suas ações de forma palpável, lúcida e progressiva. O desenvolvimento deste projeto que será traçado em sua loja virtual, no entanto, não determina que ao longo do ano, com as nuances econômicas do mercado, o trajeto traçado por sua empresa, não possa ser reajustado.
As grandes empresas fazem isso constantemente para manterem-se ativas e competitivas. Vejamos por exemplo as Americanas, recentemente, uma inconsistência contábil, que apontou um rombo inicial de R$ 20 milhões foi descoberta. Com isso a empresa passou a enfrentar outros problemas, como a oscilação de suas ações no mercado, a renúncia do seu CEO e questionamentos relacionados às vendas recentes de ações, antes da descoberta deste rombo.
Com todos estes problemas latentes a Americanas necessitou de uma intervenção estratégica e um novo planejamento inevitavelmente teve que ser realizado. Em meio à crise, questões como abandonar investimentos de publicidade foram adotados, a empresa deixou de ser, por exemplo, uma das três principais patrocinadoras do BBB 23, e com isso a visibilidade do negócio sofrerá danos, que serão reparados ao longo do tempo.
Esse case demonstra claramente que, existe dentro do planejamento crises situações que fogem do controle e do empreendedor. Justamente por haver um planejamento bem estruturado, é possível ao longo desse caminho, reajustar a rota, para que ao fim do processo se obtenha os melhores resultados possíveis, dentro das perspectivas que foram anteriormente programadas.
Nós da InfoPay, ao longo desta série de artigos, com auxílio da equipe técnica da IstPay (que somente no seu primeiro ano de atuação no mercado, girou em sua plataforma R$ 45 milhões em faturamentos), apontamos não somente fatores a serem analisados, mas também trouxemos ferramentas de gestão, avanços tecnológicos e claro, a expertise em e-commerce do CEO da IstPay Lucas Cardoso, para auxiliarmos a todos os empreendedores digitais, que obtiveram sucesso em 2022, a obterem resultados ainda melhores ao longo de 2023.
Para aqueles que não tiveram no ano passado resultados satisfatórios ou positivos, nesta série de artigos (que estará disponibilizada de maneira totalmente gratuita, também em formato de e-book), é possível realizar de maneira relevante, uma análise mais ampla e reestruturação real do negócio.
Não podemos deixar de destacar que, por pior que seja o cenário, o empreendedorismo consiste em utilizar os cenários de crise, para potencializar os negócios. A crise aponta a oportunidade, a ocasião faz o vendedor, e o sucesso nunca será sorte, ele faz parte de trabalho, empenho, dedicação e percepção que está inclusa ao fato de que, se há um problema, também há solução, que pode ser uma resposta lucrativa para seu negócio.
Agora que traçamos com você os passos para planejar o seu negócio e enfrentar com análise e estratégia, as dificuldades que se colocam a frente é hora de faturar, de ganhar dinheiro, de fazer história e ser bem sucedido em seu negócio.
Por fim, nós da InfoPay e a IstPay estamos aqui para crescer junto com o seu negócio. Nossa Fintech já nasceu fazendo um reboliço no mercado, e isso tudo porque trabalhamos para o seu sucesso. Sabemos quais as dores do lojista digital, e justamente por isso, temos total propriedade para seguirmos juntos nessa evolução diária.
Lembrando que a IstPay tem disponível para o seu e-commerce a melhor plataforma de gestão, conciliando Gateway de pagamento, Checkout e Bank, otimizando todo o seu negócio em um só lugar.