Como se preparar para vender mais no dia do consumidor

O que você encontrará neste Post

Carnaval, Dia Internacional das Mulheres, Páscoa, Dia das Mães e já no mês de junho o Dia dos Namorados, essas são as principais datas do varejo nacional no primeiro semestre correto? Em partes! Principalmente para os empreendedores digitais existe o Dia Consumidor, que nos últimos anos tem se tornado uma das principais datas comerciais para os e-commerces brasileiros.

Como surgiu

Celebrado em todo o mundo no dia 15 de março, o dia do consumidor surgiu por repercussão de um discurso do Presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, no ano de 1962, quando o líder executivo Norte Americano defendeu quatro conceitos básicos de relevância para os consumidores, que são o direito à segurança, informação, escolha e direito a ser ouvido.

Diante da repercussão das palavras de John Kennedy em todo o mundo, o dia 15 de março passou a ser celebrado mundialmente como o Dia do Consumidor, com o intuito de chamar atenção para a valorização e o respeito aos direitos dos consumidores.

Contudo, com o passar dos anos a data se tornou um marco comercial, que passou a ser inserido entre as mais relevantes datas para o varejo brasileiro a partir de 2014, e foi potencialmente explorada nos últimos anos com o crescimento do e-commerce e mudança nos hábitos de consumo em todo o país.

Black Friday do primeiro trimestre

Como no Brasil o varejo potencializa períodos de incentivo ao consumo, o Dia do Consumidor passou a ser explorado como a Semana do Consumidor, onde principalmente as lojas virtuais desenvolvem campanhas que ampliam o engajamento e consecutivamente o consumo no período do ano de menor apelo comercial.

O impulsionamento do varejo virtual obteve tamanha relevância no primeiro semestre que, ao lado do Dia das Mães, o Dia do Consumidor é atualmente considerado a Black Friday do início do ano.

Conforme análise do Google Trends, o Dia do Consumidor se consolidou como a data mais relevante para o varejo no primeiro trimestre. Esse movimento ocorre devido às diversas ações, como a promoção da Semana do Consumidor, focadas em disponibilizar melhores condições e oportunidade para os consumidores realizarem compras, aquecendo assim o comércio varejista.

A data obtém tamanha relevância que em 2022 o Dia do Consumidor, segundo o Google Trends, as buscas pelas promoções e pesquisas sobre a data cresceram 92% durante o mês de março, em comparação com o mesmo período de 2021.

Oportunidade de melhorar as vendas

A data que é extremamente comercial pode e deve ser explorada pelos empreendedores digitais. Justamente com este foco nós do InfoPay listamos algumas dicas para que você obtenha bons resultados para seu empreendimento. Confira.

Produtos que têm maior apelo de vendas?

Para começar a preparar seu e-commerce para a data é necessário ter uma melhor perspectiva de quais produtos tem maior apelo e intenção de compras durante a Semana do Consumidor, para que assim possa ser desenvolvido campanhas e promoções pontuais, que consecutivamente trarão maior taxa de leads e vendas para sua loja virtual.

Tendo como foco o desejo dos consumidores a maior procura de consumo no período são de produtos que demandam maior parcelamento. Entenda, eletrônicos com TVs, celulares, notebooks, eletrodomésticos, móveis, roupas, tênis e sapatos, bebidas e livros são os mais procurados.

Vale destacar que o consumo nesse período está relacionado ao fato de já ter passado o período de quitação das compras e despesas de fim de ano, com também os tributos tradicionais de janeiro.

Tais produtos tem uma demanda de compra parcelada e justamente pela Semana do Consumidor ser no primeiro trimestre o apelo para essa forma de pagamento é mais requisitada e bem aceita pela população, que vê na data uma oportunidade de adquirir o aparelho que há tempos vem sendo desejado.

Desenvolva campanhas com condições de pagamento diferenciadas

Se o consumidor deseja adquirir seus produtos de forma parcelada, dê essa possibilidade para ele. Amplie a oferta e desenvolva campanhas com condições diferenciadas de pagamento.

O empreendedor digital deve lembrar que as grandes lojas varejistas disponibilizam cartões e financiamentos que são atrativos para os clientes. O e-commerce, no entanto, pode atuar de forma ímpar nesse sentido justamente por já atuar no mercado com as vendas por cartões e valores diferenciados dos praticados nas lojas físicas.

Esse apelo de parcelamento deve ser explorado nas campanhas digitais. Lembrando que para a loja virtual esse não é necessariamente um ponto de redução de lucros, já que a IstPay, por exemplo, disponibiliza taxas de juros, parcelamentos e taxas de aprovação de vendas que tornam essa estratégia de venda totalmente viável para seu e-commerce.

Oportunidade de queima de estoque

Para os empreendedores que têm gadgets, aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos em seus estoques, essa é a oportunidade de realizar literalmente a queima destes produtos e converter seu dinheiro parado em mercadorias, em vendas.

Trabalhe com remarketing, recupere os carrinhos abandonados e utilize todos os canais de relacionamento com os clientes para oferecer valores e condições promocionais.

Tenha a carta na manga

Ainda focado no engajamento de campanhas relacionadas aos clientes nesse período, ter em mãos um pacote de benefícios que possam ser disponibilizados como a cereja do bolo para a oferta que já é um atrativo.

Fatores como desconto no frete, prazo de entrega, brindes, cupons de desconto, garantia estendida, cashback ou sistema de pontos não somente consolidam o desejo de compra, como também fidelizam os clientes a sua loja digital.

Isso porque nesta época os consumidores encontram melhores condições para comprar produtos que exigem um investimento maior, como TVs, celulares e eletrodomésticos, por exemplo. Entre as principais condições oferecidas pelas lojas e que motivam os compradores nessa época do ano, estão:

Não adianta fazer promoção e não ter a ferramentas adequadas para faturar

Para finalizar, você ofertar produtos com preço diferenciado, desenvolver campanhas de tráfego pago, disponibilizar benefícios e até engajar toda sua logística para o Dia do Consumidor, nada disso será efetivo, se as suas ferramentas não permitem a conversão das vendas e obtenção de melhores resultados.

Se o objetivo é vender, utilize Gateway com a melhor taxa de conversão do mercado, Checkout Transparente, Sistema Antifraude Humanizado, e claro, obtenha as melhores condições de recebimento dos produtos faturados. A IstPay, fornece para seu e-commerce todas as soluções citadas acima e ainda disponibiliza em sua plataforma, todo o controle de seu e-commerce e o serviço de Bank.

A Fintech, que se diferencia de qualquer outra empresa no mercado, viabiliza pagamento sem retenção de capital, com prazo de D0 para recebimento em pix e boleto, e de até D2 para recebimento em cartão de crédito.

Aproveite o Dia do Consumidor para faturar mais e para isso utilize as melhores soluções do mercado para o seu e-commerce, utilize IstPay.

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba mais conteúdos como este

Conheça o Autor

Receba conteúdos que vão decolar suas vendas

Preencha para reservar a sua entrada!