Como recuperar os carrinhos perdidos do fim de ano

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O ano de 2022 encerrou com uma crescente nas vendas em lojas digitais. Os e-commerces se consolidaram como opção para as compras de presentes e itens para as festas de fim de ano, e assim registraram um ano de crescimento para o setor que, definitivamente, se tornou um canal de compras utilizado por grande parte dos consumidores brasileiros.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), neste Natal a projeção de faturamento para o e-commerce nacional foi de aproximadamente R$ 17,32 bilhões, o que garante um aumento de vendas em torno de 4% quanto ao mesmo período de 2021.

O aumento das vendas apontado nas projeções para as festas de fim de ano, no entanto, pode escancarar um problema vivenciado por grande parte das lojas virtuais. O abandono de carrinhos, infelizmente, é um fator mais do que presente nos e-commerces.

Conforme dados já apresentados em artigos anteriores da InfoPay, um levantamento feito no mercado online brasileiro pela Opinion Box destacou que 85% dos clientes virtuais, habitualmente desistem das compras no carrinho.

Esse cenário em períodos comerciais como Black Friday, Natal e Réveillon se torna ainda mais impactante, pois existe uma maior oferta e investimento em mídias, o que inevitavelmente faz com que o cliente simplesmente abandone a compra por estar exposto a ofertas mais atrativas por diversos fatores.

Recuperação de carrinho pode ser uma oportunidade para o período de recessão

Diante de um cenário que pode ser preocupante, relacionado perdas de vendas no fim de ano, e com uma queda natural de consumo no início de 2023, principalmente no mês de janeiro, a recuperação dos carrinhos abandonados se torna uma importante estratégia para que os empreendedores digitais possam obter melhores números de venda em um período de baixa comercial.

Cientes da importância desta estratégia, nós da InfoPay listamos algumas ações que podem viabilizar a recuperação destas vendas perdidas, fidelizar clientes e consecutivamente melhorar o faturamento do e-commerce já no início de 2023.

Invista em ferramentas que minimizem suas perdas

“Prevenir é melhor do que remediar”, já dizia o ditado que há décadas é propagado. A narrativa, no entanto, é verdadeira. O primeiro ponto que podemos destacar para minimizar os impactos de vendas perdidas e carrinhos abandonados está justamente em evitar que isso ocorra.

Na teoria, ninguém quer perder uma venda, mas na prática, quando o lojista não investe nas melhores ferramentas do mercado para gerenciamento de seu e-commerce, ele potencializa a margem de perdas do empreendimento.

A IstPay, por exemplo, trabalha com um Gateway com Sistema Antifraude Humanizado e um Checkout Transparente. Desta forma a Fintech viabiliza aos seus clientes as melhores taxas de conversão do mercado, o que se torna um fator diferencial para a conversão das vendas e redução do abandono dos carrinhos.

Essas perspectiva é embasada nos dados da Opinion Box, já citados pela InfoPay, apontando que, 10% dos clientes deixam de comprar se o processo de pagamento no site for longo ou exigir o preenchimento de muitos dados, e ainda, 72% dos consumidores se fidelizam ao e-commerce, se a etapa de pagamento do e-commerce for ágil e de fácil compreensão.

Gestão de dados, remarcação de preços e novos benefícios.

Caso o carrinho já tenha sido abandonado, cabe agora focar na recuperação destes clientes, e nesse sentido, a gestão dos dados da loja virtual é fundamental. A IstPay disponibiliza para seus clientes, dentro da plataforma de gestão os dados referentes aos carrinhos que ficaram em aberto, o que se torna uma ferramenta importante para a recuperação de vendas.

Ao gerir informações dos carrinhos abandonados, os clientes da IstPay podem traçar estratégias de Marketing que vão de e-mails e mensagens lembrando sobre o desejo de compra e, até mesmo disponibilizar diferentes benefícios para levar o consumidor a adquirir outras mercadorias ou efetivar a compra do produto abandonado.

A IstPay de forma automática em seu processo de Checkout viabiliza aos seus clientes, o reenvio de e-mail de recuperação de carrinho. Dentro dessa ferramenta o lojista pode, por exemplo, atuar de forma mais agressiva em um prazo entre 15 e 30 dias, oferecendo cupons com descontos, brindes, remarcação de preço e frete gratuito, fatores que se tornam atrativos para o consumidor efetivar a compra anteriormente descartada.

Investimento em MKT faz parte da recuperação de clientes

Se o objetivo é recuperar um cliente, uma venda, ou captar novos leads, os anúncios nas redes sociais focados no público que visitou o seu site em até 30 dias fazem toda a diferença.

Seguindo nesse norte, o empreendedor, por meio do gerenciador de anúncios define o público que será alcançado com o remarketing, normalmente consumidores que acessaram a loja digital e até mesmo selecionaram produtos, mas, não concluíram as compras nos últimos 30 dias.

 A recomendação da InfoPay, nesse sentido, é que não se invista valores exorbitantes diários para remarketing no Facebook Ads. Uma nova e atrativa oferta nesse remarketing, gerando a sensação de ganho e vantagem no consumidor é a chave para que a venda seja concluída e o comprador fidelizado.

Ainda relacionado ao Marketing, o uso de canais como o Whatsapp podem criar uma linha de proximidade com o cliente, e a oferta de descontos e benefícios feitas por este canal, pode trazer a recuperação da venda abandonada. No entanto deve-se observar que, canais como o Whatsapp são funcionais caso haja interação, pelo contrário, há o risco do e-commerce apenas se tornar impertinente e distanciar o cliente de sua loja virtual.

Hora de ativar

Agora que as dicas foram dadas pela equipe da InfoPay, é hora de ativar o conhecimento, colocar as estratégias em prática, demandar esforço, investimento e assim construir sucesso no empreendimento digital, já nos primeiros dias de 2023.

Vale ainda lembrar que nós da InfoPay desenvolvemos uma série de artigos voltados para o planejamento de e-commerces e empreendimentos para o ano de 2023. Então fique ligado, acompanhe o nosso material e potencialize o sucesso do seu empreendimento neste novo ano.

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