Como otimizar o checkout do seu e-commerce

O que você encontrará neste Post

É comum nos depararmos com situações na web onde vemos depoimentos de pessoas que ficaram milionárias através do e-commerce. A sensação que se tem ao vermos os depoimentos é que o mercado é promissor, que a fonte de recursos é infinita e que efetivamente não tem como o negócio dar errado.

Contudo, na prática parte desta retórica não é verdadeira, qual delas? A que traz a sensação de que um empreendimento virtual não pode dar errado.

Assim como todo comércio, se não houver conversão de venda, se não houver lucro, fatidicamente o empreendimento será um grande candidato a falência, e se tratando de web, um dos principais problemas nem está no fato de alcançar o público alvo, ou gerar os leads, mas sim em converter a venda.

Nesse sentido o Checkout faz toda a diferença, já que ele tem um impacto direto na conversão das vendas devido a restrições e empecilhos relacionados à taxa de aprovação.

Em artigos anteriores, nós da InfoPay, já trouxemos detalhes sobre a importância do Checkout transparente para a conversão do negócio. Hoje, no entanto, vamos aprofundar um pouco mais. Vamos tratar aqui neste artigo sobre a personalização do Checkout, as ferramentas que podem ser utilizadas nesse processo para que o lojista virtual obtenha resultados em seu negócio.

Checkout

De fato a maior parte do público da InfoPay, são empreendedores que já atuam no mercado e buscam em nossos artigos, ampliar o conhecimento sobre as ferramentas, tendências e claro, como melhorar os resultados de seu negócio.  Porém, não custa nada, de forma breve, relembrar o que é e como funciona o Checkout.

No e-commerce o Checkout é na verdade o procedimento onde são verificados dados do cliente final, como endereços de entrega e dados do cartão e crédito, do comprador, logística, entre outras informações, na conclusão de uma compra em uma loja virtual.

Esse procedimento é considerado uma das etapas mais importantes de sua loja online, pois essa integração e verificação de dados impactam diretamente nas vendas e consecutivamente no sucesso do empreendimento digital.

É importante destacar que a qualidade do checkout é notada quando a taxa de conversão é positiva, o que ocorre se o ambiente virtual otimizar o tempo do consumidor final e gerar rápida aprovação.

Checkout 100% customizável

Seguindo, já que a qualidade do Checkout impacta nas vendas, o mesmo sendo 100% customizável torna essa realidade mais próxima. A One Page traz para o consumidor maior sensação de segurança, justamente por não ser direcionado para outra página, outra plataforma, sem a mesma identidade visual do e-commerce.

Com um Checkout 100% personalizável, o empreendedor pode fazer uso de ferramentas como o Order Bump, UPSELL, prova social, além de incluir no procedimento a identidade visual (logo, cor, selos) de seu empreendimento.

Tudo isso impacta nas vendas, já que, as estratégias e abordagem destas ferramentas interferem no processo de conclusão de compra, concomitantemente o cliente não somente se sente mais seguro, como também passa a ser envolto por processos orgânicos no momento da conclusão de sua compra. O que diretamente amplia a conversão dos leads em vendas.

Aqui é importante lembrarmos que pesquisas indicam que 85% dos clientes virtuais, habitualmente desistem das compras no carrinho, 10% abandonam a compra se tiverem que realizar um cadastro no site. Outros 10% deixam de comprar se o processo de pagamento no site for longo ou exigir o preenchimento de muitos dados.

Toda a formatação do e-commerce precisa ser intencional para ampliar o desejo de consumo, facilitar a aquisição do produto, reduzir as possibilidades de perda do cliente, que por sua vez, como já pontuado, pode abandonar o carrinho por diversos fatores, entre eles pela baixa conversão do Gateway e um Checkout ineficaz. Nesse sentido passa a ser importante entender como melhorar com o uso de algumas ferramentas impactam diretamente nos resultados da loja virtual.

Order Bump

O Order Bump é uma ferramenta inserida estrategicamente, no momento da conclusão, do Checkout de uma compra on-line. Ele intencionalmente leva o consumidor a adquirir outros produtos expostos no momento da conclusão do pedido.

Em meio a suas funcionalidades o Order Bump também pode ser trabalhado como um elo de demandas e desejos relacionados ao produto inicialmente adquirido na loja virtual, o que pode levar o consumidor a inserir em sua compra uma nova mercadoria, bem no momento em que está concluindo o pedido.

Em um Checkout 100% customizável, assim como o serviço oferecido pela IstPay, a inclusão desta ferramenta, potencializa o aumento do ticket médio da loja digital.

Upsell

Já que falamos em melhorar a experiência de compra por meio do Checkout, o UPSELL, que é uma técnica baseada no aumento do valor médio dos pedidos, por meio de incentivo a aquisição de outros produtos para ampliar a experiência de consumo, também deve ser visto com carinho pelo empreendedor digital.

Considerado por muitos uma técnica de venda mais invasiva do que o Order Bump, o UPSELL expõe no momento do Checkout, opções de compra semelhantes e até mesmo kits com produtos relacionados aos já colocados no carrinho do cliente.

Utilizado de maneira cautelosa, ele desperta desejos e interesse de quem já está quase fechando o pedido. Uma das principais vantagens do UPSELL está no uso estratégico para apresentar benefícios aos seus clientes, o que amplia de forma orgânica a satisfação no processo de compra e pode inclusive fidelizar o cliente que irá concluir a compra com maior satisfação.

Prova Social

As provas sociais são pequenos textos e imagens adicionadas ao checkout para acrescentar personalização e confiança ao e-commerce. Para que essa ferramenta tenha um impacto relevante normalmente são adicionadas imagens, ou trazem credibilidade à loja digital, assim como depoimentos, e até mesmo resposta da empresa para consumidores mediante as dúvidas apresentadas no momento da compra.

Anteriormente, quando nós da InfoPay abordamos a questão do planejamento de marketing, na série de artigos relacionados ao planejamento para o ano de 2023, ressaltamos a importância do cliente satisfeito. Aqui as falas dos consumidores, depoimentos e resultados expostos avaliam a compra daqueles que estão conhecendo o e-commerce.

Pense, quando eu e você desejamos conhecer um restaurante, conversamos com pessoas que conhecemos sobre a qualidade da comida do estabelecimento, ou até mesmo, chegamos a ter o interesse em saborear a comida do local por já termos ouvido boas informações sobre o mesmo.

Também constantemente desistimos, por exemplo, de comprar um carro, ou uma motocicleta, por buscarmos na internet informações sobre o veículo e encontrarmos relatos desanimadores.

A prova social aqui então passa a ter um papel importante no processo de venda, e pode ser inserida no momento do Checkout com depoimentos, imagens, uso das redes sociais e até mesmo, a forma como a empresa interage com os clientes, o que traz maior lisura e credibilidade no momento de conclusão da compra.

Escolha adequada do Checkout

Todas estas ferramentas podem trazer impactos positivos e aumentar o faturamento do empreendimento virtual. O grande problema é que nem todos os Checkouts do mercado são transparentes e customizáveis, sendo assim, no momento de contratação do Gateway e Checkout, o empreendedor digital deve ficar atento às vantagens dos serviços.

A IstPay foi criada justamente pelo fato do CEO da Empresa, Lucas Cardoso, empreendedor digital de sucesso, identificar essa demanda no mercado, já que, como lojista, não encontrava no mercado o prestador que atendesse as necessidades de seu negócio.

Assim foi então desenvolvida a IstPay, que consolida os serviços de Bank, Gateway e Checkout de maneira completa e focada em preencher as demandas e particularidades dos lojistas virtuais. Conheça de perto todas as vantagens e serviços oferecidos pela plataforma que foi projetada para melhor atender os e-commerces, com otimização, automação e melhores taxas de conversão do mercado.

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