Como organizar sua vida financeira

O que você encontrará neste Post

E já iniciamos o mês de março, o cenário econômico brasileiro segue como uma incógnita e para muitos empreendedores o desenvolvimento de suas empresas segue obscuro. Muitos e-commerces têm obtido bons resultados, há aqueles que seguiram por exemplo o e-book publicado pela InfoPay e conseguiram planejar os primeiros passos de 2023, e tem obtido bons resultados e consolidado a saúde financeira de sua empresa dentro de um planejamento estratégico.

Contudo, temos a consciência de que, nem tudo ocorre como desejamos, há percalços que inevitavelmente mudam a rota traçada pelo empreendedor. Crises externas e internas ocorrem, e quando menos se espera, o empreendimento está envolto de problemas, que podem ser minimizados e até mesmo solucionados com organização financeira.

De acordo com uma pesquisa realizada, 42% dos negócios com até 2 anos de vida fecham as portas por falta de planejamento, e dentro desta falta de planejamento há o agravante dos empreendimentos não serem rigorosamente monitorados quanto a sua saúde financeira.

Se você é empreendedor e não tem uma atenção específica com a saúde e organização financeira do seu negócio este artigo vai auxiliar você a recalcular a rota do sucesso e consecutivamente, com simples ações, poderá mudar a realidade do seu negócio.

Crie um orçamento de curto prazo

Aqui começamos a traçar a nossa caminhada rumo à transformação da saúde financeira do seu negócio. Invista o seu tempo, e tire pelo menos um dia por semana para acompanhar efetivamente o que tem ocorrido em suas finanças.

Dentro deste acompanhamento é fundamental que o empreendedor determine um orçamento mensal para o e-commerce. Esse orçamento deve ser definido com base nas possibilidades de giro e funcionamento da empresa.

Calcule os investimentos do mês subsequente baseado nos recebimentos do mês anterior, porém focado nas oportunidades que surgirão para o e-commerce por períodos específicos de venda como dia das mães, páscoa e outros feriados que aumentam a demanda de produtos a serem adquiridos por seu público alvo.

Se você tem dificuldade em limitar o orçamento e as despesas de sua empresa, uma dica que faz toda a diferença é o IstCard. O cartão de crédito virtual pré-pago da IstPay foi lançado no final de 2022 e já vem transformando a forma das empresas gerirem seu capital.

Utilize os cartões pré-pagos para definir o valor a ser investido e gasto de forma setorizada. A IstPay viabiliza até 10 cartões virtuais com bandeira da Mastercard, para seus clientes gerirem e direcionarem de forma limitada o orçamento do empreendimento, o que minimiza os riscos de gastos descontrolados, já o valor de saldo para cada cartão é previamente definido.

Diferencie as despesas e estabeleça as prioridades

Temos que ser realistas quanto as despesas. Sabemos que se tem uma coisa que o brasileiro aprendeu a fazer com suas finanças é prolongar um pequeno orçamento ao longo dos meses. Apesar dessa expertise parecer ser um ponto positivo ela esconde a real saúde de seu negócio.

Normalmente em situações de crise escolhemos pagar as despesas que são fundamentais para o funcionamento e giro da empresa, e isso incide em mais cedo ou mais tarde estar sobrecarregado com taxas e tributos que em médio prazo irão limitar a capacidade de atuação do seu negócio.

Desta maneira ao fazemos os devidos ajustes financeiros é fundamental que todas as despesas sejam classificadas e o ponto de partida é priorizar tributos, despesas com colaboradores e fornecedores.

Estas três despesas são inevitáveis e um planejamento financeiro irá apontar quais são as despesas que devem ser priorizadas. Lembre-se que há despesas fixas e variáveis. 

Evite os gastos supérfluos

Se acima estabelecemos as prioridades e classificamos as despesas, agora temos que nos atentar ao descontrole quanto aos gastos que podem ser evitados. Quando a saúde do negócio está em risco, cortes pontuais devem ser feitos de forma cirúrgica.

Excesso de colaboradores, gastos excessivos de materiais básicos e despesas com desperdício devem ser evitados ao máximo.

Lembre-se, para realizar as mudanças necessárias, é crucial que o empreendedor seja racional e crie o ambiente adequado de trabalho, mas com os gastos controlados.

Projete o orçamento com o método 50/30/20

Como já colocado em outros artigos publicados aqui no InfoPay, o capital recebido com as atividades comerciais não é lucro. Há uma margem de lucro sobre as vendas que deve ser tratada com responsabilidade.

Empresas que se arrastam ativas, sem controle financeiro, utilizam todas as entradas para tapar buracos ou até mesmo criam outras despesas pensando estar investindo para uma mudança de cenário. Tudo isso, no entanto, deve ser feito de forma ordenada.

Uma dica interessante para mudar essa realidade é a utilização do método 50/30/20, onde você empreendedor, irá direcionar a sua receita mensal da seguinte forma:

50% para gastos fixos e essenciais;

30% vão para gastos variáveis e livres;

20% da sua renda será direcionada para investir nos seus objetivos de curto a longo prazo.

Inclua a reserva de emergência em seus gastos fixos

A reserva de emergência é o maior trunfo para quem por sua vez irá gerar mais dívidas, em seu planejamento financeiro estabeleça um valor mensal a ser utilizado como um fundo de emergência. Para isso é de uma importância que o empreendedor tenha disciplina para manter o foco em sua reserva, e consecutivamente, não utilizar este fundo para gastos impulsivos e desnecessários.

Em caso de dívidas planeje e priorize a quitação

Ninguém gosta de tomar um cano, de vender e não receber pelo produto entregue. Se você como empreendedor tem aversão a essa realidade, também deve ter a empatia de se colocar no lugar de seus credores. As dívidas são compromissos financeiros que diminuem as nossas receitas e impactam na credibilidade do negócio, o que muitas vezes fragiliza a saúde financeira do e-commerce.

Sendo assim, como empreendedor e há dívidas em demasiado, realize um planejamento de quitação, partindo da negociação dos débitos e organização de sua receita com destinação específica de um percentual dos seus lucros para o pagamento destes débitos.

Invista tempo e dinheiro em qualificação

Para finalizar este artigo temos que destacar a necessidade de investir seu tempo e capital em qualificação. Esse investimento deve ocorrer em duas frentes, mão de obra qualificada e capacitação pessoal referente a administração.

Profissionais qualificados transformam a realidade de uma empresa no quesito administrativo e esse investimento faz toda a diferença no tocante a recuperação, manutenção e crescimento do seu e-commerce no mercado.

Em sequência desta política de investimento, todo empreendedor deve se manter atualizado e se capacitar quanto a administração de seu negócio. Aqui no InfoPay, você empreendedor encontra uma série de artigos sobre e até mesmo um e-book, tudo isso de forma gratuita para ampliar a possibilidade de sucesso de seu empreendimento no mercado, sendo assim, o sucesso de seu negócio passa a depender prioritariamente do seu comprometimento com o sucesso.

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba mais conteúdos como este

Conheça o Autor

Receba conteúdos que vão decolar suas vendas

Preencha para reservar a sua entrada!