Os mais experientes já sabem como lidar com esse cenário, estão habituados e enfrentam esse período com ações que foram previamente programadas ou apenas se esforçam ao máximo para o seu negócio sobreviver, gastando todas as suas reservas.
Se fizermos um paralelo e identificarmos o empreendedor como um pugilista de primeira viagem, após três meses, ou melhor, três rounds de sucesso, o impacto de janeiro será como um uppercut (soco no queixo), que fatalmente pode levar o empreendimento a nocaute.
Por entender que o mercado é ríspido como um ringue, e que o resultado dessa luta entre queda das vendas e administração do empreendimento pode levar o lojista a falência, ou estabelecer um primeiro mês de sucesso, nós da InfoPay, como um verdadeiro boxing coach ao lado dos lutadores, listamos algumas dicas que podem fazer toda a diferença para o seu e-commerce.
Faça uma análise e identifique pontos fracos ou carências
Ao entrar em um ringue o lutador tem que ter uma estratégia traçada para bater seu adversário. Ele sabe onde atacar, como se defender e principalmente, o momento certo de investir todas as suas energias em busca da vitória.
De semelhante modo, o empreendedor digital, deve ter um plano de ações estruturado em uma análise de mercado, conhecendo com propriedade seu nicho, tendências, perfil de consumo do seu público.
Ao estabelecer essa análise será possível identificar os pontos fracos ou as falhas cometidas em seu negócio, criar relações de venda e consequentemente, direcionar suas energias, capital e processos de venda a serem traçados, para atacar sem desperdiçar tempo e energia em ações que não tragam resultados efetivos.
Controle seu fluxo de caixa e estoque
Dentro da análise do e-commerce é fundamental que o empreendedor controle de forma realista o fluxo de caixa e estoque. Perceba, um lutador não pode ir para uma luta sem estar com o seu peso controlado, sem estar devidamente nutrido e claro, sem ter metalizado todos os golpes que serão aplicados.
Assim ocorre com o fluxo de caixa e estoque. O capital que a empresa tem para giro e a noção adequada do estoque, estabelecem o quanto pode ser investido, o direcionamento de recursos para cada ação e até mesmo o valor a ser cobrado em ações promocionais.
Nesse período essa análise é fundamental pois, o controle de lucro do produto deve ser mantido, e caso seja reduzido o lojista necessita de estar totalmente atualizado das nuances do mercado, isso porque simplesmente vender não é resultado. É necessário que as vendas tragam lucratividade.
Se o e-commerce vende sem lucro, ele se coloca em uma situação de risco, pois quantidade sem retorno, na verdade enfraquece o seu empreendimento. Veja só, não adianta um pugilista sair desferindo golpes que não agridem seu oponente, até porque isso é desperdício de energia e pode causar um contragolpe que decretou sua derrota.
Invista no marketing para superar a queda nas vendas
Quem não é visto não é lembrado. O lutador que não promove a luta não fatura ao entrar no ringue. Assim é com o e-commerce. O empreendedor digital necessita de investir em marketing para que seu negócio se torne a primeira opção na mente do seu público, frente a qualquer gatilho que o leve a desejar adquirir um produto.
Como foi feito uma análise situacional, com fluxo de caixa, capital de giro e estoque, trace as estratégias de venda partindo destes princípios e direcione recursos específicos para serem investidos em propaganda e promoções.
Uma importante dica da InfoPay: Controlar o valor a ser investido em marketing digital nem sempre é algo que o lojista faz com propriedade. A IstPay, no entanto, recentemente lançou o IstCard, um cartão de crédito virtual pré-pago, com a bandeira da Martercard, que pode ser utilizado nesse sentido.
Com o IstCard, o lojista pode estabelecer o valor exato a ser direcionado para impulsionamento e marketing digital, e como é pré-pago, não haverá surpresa com a fatura no final do mês. Assim esse novo produto da IstPay, se torna mais uma ferramenta de gestão para facilitar a vida do lojista, na administração do e-commerce e aplicação de estratégias no negócio.
Acompanhe a movimentação do mercado e tendências
Se já existe uma estratégia a ser seguida é muito importante que o lojista acompanhe as tendências do mercado. Um pugilista assiste as lutas dos seus oponentes e aprende com os adversários anteriores, como se defender e como atacar.
Ao analisar o mercado, o empreendedor identifica nas grandes redes, e até com seus concorrentes, algumas estratégias a serem aplicadas em seu negócio. Com essa análise de tendências e movimentação do mercado, é possível reduzir os erros e ser mais assertivo nas ações propostas para o e-commerce.
Uma importante dica da InfoPay: Fique ligado aqui no site da InfoPay, preparamos uma série de artigos que abordam o planejamento de e-commerces para o ano, e um dos temas que será abordado é justamente a análise de mercado e concorrentes.
Ofereça promoções e benefícios como ações de fidelização de clientes e recuperação de carrinhos abandonados
Finalizando, para definitivamente vencer a luta contra a queda de vendas no mês de janeiro e consecutivamente, nos períodos de recessão ao longo do ano, o empreendedor deve promover ações que tragam não somente promovam a venda, mas também que fidelizam seus clientes.
Invista no atendimento qualificado, utilize as ferramentas adequadas como Gateway de pagamento e Checkout transparente da IstPay, além de ter as melhores taxas de conversão do mercado, é possível atuar na recuperação de carrinhos através do processo de gestão do e-commerce disponibilizado na plataforma da fintech.
Como o lojista já fez a análise de fluxo de caixa e estoque, é possível investir em promoções, descontos, e até mesmo benefícios como frete grátis, clube de benefícios e outras medidas que irão mais do que atrair o cliente para o e-commerce, o tornaram consumidores fiéis de seu empreendimento.