Como fazer deste carnaval um verdadeiro bloco de faturamento

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Após um mês de janeiro de incertezas, porém superado com planejamento e estratégias de marketing, chega o mês da folia, que se bem aproveitado pelos e-commerces também poderá ser considerado o mês das vendas.

O carnaval de 2023 já começou nas principais cidades do Brasil, e as vendas pela internet, de acordo com os prognósticos, são positivas para o segmento que tem crescido e se consolidado no varejo nacional.

De acordo com o portal Sebrae, o Carnaval é considerado um dos feriados mais rentáveis do Brasil. Para se ter uma ideia do impacto do feriado prolongado no varejo nacional, no ano de 2020 antes do isolamento social provocado pela pandemia de covid-19, a folia movimentou cerca de R$ 8 bilhões no setor turístico, segundo divulgado pela Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

 Para este ano, com o fim das medidas restritivas impostas pela pandemia, a projeção é que o Carnaval de 2023, celebrado de 18 a 22 de fevereiro, cause um impacto positivo nas vendas.

Para que tal impacto seja obtido, investimentos em expansão de canais de venda e ampliação do varejo na internet é uma das principais estratégias sugeridas pelo Sebrae. “As orientações para os pequenos negócios que pretendem surfar a onda do verão e impulsionar suas vendas incluem diversificar seus canais de venda e ampliar sua presença digital, visando oferecer o melhor atendimento e uma experiência encantadora para o cliente”.

Com o cenário gerando grandes expectativas tanto para o turismo quanto para o comércio local e virtual, nós da InfoPay trazemos para o empreendedor algumas dicas que potencializam a capacidade de venda e consecutivamente, podem ampliar os lucros durante o primeiro feriado prolongado nacional de grande impacto.

Setores que serão aquecidos pelas vendas de Carnaval

De acordo com o Sebrae, apesar de toda a economia ser impactada com datas comemorativas como o Carnaval, alguns segmentos tendem a registrar melhores resultados quanto ao varejo. Sendo assim, os e-commerces devem ficar atentos a estas tendências para aumentar o faturamento durante o mês de fevereiro.

Itens de festa para animar a folia em qualquer ambiente, incluindo decoração e acessórios são uma ótima opção de investimentos para vendas.

Como não poderia ser diferente, o Brasileiro que é vaidoso e apaixonado com a folia, também investe em roupas, calçados e maquiagens, assim como nos adornos e acessórios. Sendo assim, investir nesse nicho, com peças coloridas e voltadas para uso durante o carnaval são nichos que devem ser explorados, pois tendem a registrar resultados lucrativos para as lojas virtuais.

Na parte de acessórios, artigos como Pochetes, Copos térmicos, que mantêm a temperatura da bebida, e maquiagens voltadas para o Carnaval, não podem faltar em meio às promoções e ofertas comercializadas nas lojas digitais, isso porque tais produtos além de tendência devido às características das festas, também são adquiridos pensando na segurança e bem estar. Lembrando que se tratando de Carnaval, esses dois fatores sempre serão prioridade para os foliões.

Ofertas e estratégias para aumentar as vendas

Já que falamos de ofertas no parágrafo anterior, vai aqui algumas dicas para aumentar suas vendas durante o período, lembrando que tudo que é feito no ambiente virtual, obtém resultados melhores se feito com estratégia, voltada para um público alvo, planejamento financeiro e claro investimento em marketing.

1 – Foque em criar ofertas e promoções atrativas

Se o mercado digital está cada vez mais concorrido, é importante destacar que também há cada vez mais clientes que optam por realizar suas compras pela web. Nesse sentido, ofertas e promoções são fatores que podem destacar o seu e-commerce.

Nesse sentido, adote estratégias que chamem a atenção do consumidor. Leve 2 – pague 1, 50% de desconto, tickets promocionais e até mesmo, cupons de desconto para clientes em remarketing podem fazer toda a diferença.

Aqui também vale destacar que esse momento pode ser bem utilizado para queimar o estoque de verão, mas cuidado, a precificação dos produtos não deve ser comprometida a ponto de colocar em risco a lucratividade do seu negócio.

Se você ainda não sabe bem como trabalhar a política e métodos de precificação, vale a pena dar uma olhada em nossos artigos sobre planejamento financeiro, e no e-book “Como ter um e-commerce de sucesso em 2023”, você pode baixar gratuitamente este material, preenchendo suas informações no final deste artigo e lá encontrará as principais informações sobre precificação de seus produtos.

2 – Não basta ofertar, tem que planejar

Para começar, o grande atrativo das promoções é justamente o cliente, o consumidor precisa ver na prática a redução do valor do produto, ou identificar vantagens na oferta divulgada. Daí a importância do planejamento. Esse passa a ser um momento adequado para remarketing e resgate de carrinhos abandonados com produtos que podem ser ofertados com valores promocionais.

Também relacionado ao marketing, o empreendedor digital deve fazer investimentos em mídias focadas em seu perfil de consumidor, já que tal medida reduz o desperdício de dinheiro com impulsionamento para um público que não tem interesse em seus produtos e negócios.

Outro ponto importante está relacionado ao seu estoque, observar quais produtos devem ser ofertados em conjunto, montar kits específicos que gerem o sentimento de ganho para os consumidores é mais do que funcional, é eficaz.

3 – Tenha atenção com prazos e relacionamento

O maior vilão dos e-commerces provavelmente é o descumprimento de prazos de entrega. A logística deve ser tratada com zelo pelo empreendedor, principalmente se tratando de um feriado prolongado.

Colocando mais claramente esta questão, ninguém quer fazer uma compra de um produto para o carnaval e receber a mercadoria durante a páscoa, assim é fundamental que o lojista tenha práticas e mecanismos de logística que cumpram prazos de entrega.

Passando por essa questão vem outro ponto crucial, é a transparência e clareza na tratativa com o consumidor. A responsabilidade e honestidade ao tratar com o seu cliente sobre datas de entrega e características do produto não somente concluem vendas mas como também fideliza o público em sua loja virtual. Sendo assim, vale a pena investir em canais de comunicação e ficar atento às mídias sociais.

4 – Ter ferramentas que consolidam suas vendas

Por fim, não adianta ter líder, ter clientes efetuando compras enquanto a taxa de aprovação do seu Gateway é baixa e, seus Checkout ocasiona o abandono dos carrinhos e desistência da aquisição da mercadoria disponibilizada em seu e-commerce.

É importante para o seu negócio obter as melhores ferramentas do mercado para conseguir converter os clicks em vendas e para isso a IstPay tem as melhores soluções do mercado, consolidando em uma única plataforma de gestão para sua loja virtual, os Gateway, checkout transparente e bank, com pagamento em até 2D nas compras efetuadas em cartão de crédito, e a melhor taxa de aprovação do mercado.

Hora de comemorar

Agora que você já conseguiu estruturar e vislumbrar como obter melhores resultados durante o Carnaval de 2023, é hora de colocar tudo isso em prática, para que ao final da folia, você possa comemorar os lucros obtidos com as vendas feitas para a maior festa popular brasileira.

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