Como fazer a logística do seu e-commerce com estoque

O que você encontrará neste Post

O e-commerce é uma realidade mais do que bem sucedida no Brasil. Com o início da pandemia, o consumidor brasileiro passou a mudar sua forma de se comportar no mercado e as dúvidas e incertezas quanto às compras pela internet foram gradativamente deixadas de lado.

Para ratificar esse bom momento do varejo virtual, em 2022 o e-commerce brasileiro registrou o maior crescimento da América Latina.  Em números a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABBCOM), estima um crescimento de 12% com relação ao ano de 2021, com um faturamento de aproximadamente R$ 170 Bi.

Se o mercado é tão promissor então, nada melhor do que investir e abrir o negócio virtual não é mesmo, até porque vender pela internet é muito fácil. Bom, não somente vender pela internet exige comprometimento e responsabilidade, como algumas etapas deste modelo de negócio são bem mais complexas do que se imagina.

Para atuar no mercado não somente o uso de estratégias de marketing, plataformas de venda, tecnologias e ferramentas como Gateway, Checkout e Bank são necessários. Mas também a parte física do negócio, ou seja, a logística de compra e entrega de mercadorias deve ser construída com zelo, para que o negócio não se deprecie no mercado.

Dentro de nossa expertise de mercado podemos afirmar que, em uma venda pela internet, a logística, na maior parte dos casos, é o calcanhar de Aquiles, ou seja, o ponto fraco dos empreendimentos.

É na logística que se encontra a maior parte das reclamações dos consumidores, como também se apresentam os principais problemas relacionados à organização e estruturação da loja virtual.

Se identificamos aqui que a logística é um dos pontos mais delicados do e-commerce, nós da InfoPay, trazemos algumas dicas, para que esse processo, por muitos considerado o ponto fraco, se torne uma base sólida de seu empreendimento.

Escolha adequadamente seus fornecedores

Você é um comerciante e não um produtor, por esse motivo obviamente terá que construir relações com fornecedores. Esse ponto é tão importante para o desenvolvimento de um negócio, que grandes empresas inserem a sua relação com fornecedores, até nos bens imateriais do empreendimento, já que ter nos fornecedores é um importante passo para a satisfação dos seus clientes.

Avalie as condições de pagamento, as tratativas dos fornecedores com sua empresa, o cumprimento dos prazos, a qualidade do produto e por fim o valor cobrado pelo seu fornecedor. Alguns abandonam seus fornecedores de anos, por alguns centavos, de desconto, e por esse motivo, acabam entregando a seus clientes, produtos com baixa qualidade, fora do prazo previsto e até mesmo sem as melhores condições de uso.

Automatize seu estoque

Ao receber o seu estoque, é fundamental que você invista em condições de automação do seu estoque. Quanto maior for o controle sobre as mercadorias que você tem armazenadas e disponíveis para a venda, melhor o e-commerce poderá desenvolver estratégias de venda e até mesmo se fazer valer de ferramentas como o Order Bump e o UPSELL.

Abrindo um parêntese, se você não conhece sobre estas ferramentas, vale a pena dar uma conferida no artigo “Como otimizar o Checkout do seu e-commerce”, lá explicamos todos os detalhes e vantagens destas ferramentas que impactam no ticket médio e vendas de sua loja digital.

Voltando a automação do estoque, ela também facilita a sua percepção de compra, assim é possível reduzir os riscos de investimento em compra de mercadorias de pouco consumo, e até mesmo, evita a possibilidade de sua empresa trabalhar com estoque negativo quanto aos produtos de maior comercialização.

Tenha um local adequado para armazenamento

Evidentemente que se há estoque, é necessário ter armazenamento. Nesse ponto o empreendedor deve estar disposto a investir em maquinário e local que viabilizem as melhores condições de armazenar os produtos que serão comercializados.

Vale ressaltar que mercadorias manipuladas de forma errada, ou um local inadequado para armazenamento, inevitavelmente trarão prejuízos para o e-commerce, já que a soma destes dois fatores concluem em mercadorias danificadas.

Obviamente que uma mercadoria danificada passa a ser inadequada para venda, e ainda que você comercialize esse produto informando que o mesmo está com defeito, à consequência dessa ação é revertida em desvalorização da imagem de sua loja virtual e perda de dinheiro pela venda de um produto com preço abaixo do que é projetado no mercado.

Ainda sobre o armazenamento e já ligado à próxima dica, invista em embalagens customizadas e adequadas para armazenamento e transporte de cada tipo de mercadoria. Esse zelo diretamente mostra a seriedade do negócio, conquista o cliente e acaba sendo revertido em novas compras.

Tenha parcerias com transportadoras

O negócio sadio tem parcerias firmadas com transportadoras e entregadores que não somente entregam seu produto ao cliente em tempo hábil, previsto no momento da venda, como também garantem um bom manuseio e as condições de entrega da mercadoria comercializada.

Por meio das parcerias é possível obter melhores taxas de entrega, o que se torna de forma indireta um atrativo para a compra em sua loja virtual, como também minimiza os riscos de danos aos produtos enviados para os clientes.

Passando por esse tema, é importante ressaltar que o empreendimento deve estar formalizado, para que assim sejam emitidas notas fiscais de venda e consecutivamente de prestação de serviço. As empresas que atuam com seriedade no mercado, exigem essa formalização para que o produto vendido seja fornecido pelas transportadoras, seguro para o empreendimento e garantias para os seus clientes.

Ainda sobre as parcerias, outro ponto positivo quanto a essa etapa na logística está no monitoramento das entregas, um fator que traz para o consumidor e para o e-commerce, maior transparência e concomitantemente credibilidade.

Quanto aos custos e praticidade na logística, existe no mercado plataformas como a Melhor Envio, que não somente facilita a vida do empreendedor com as funcionalidades de busca e envio da mercadoria vendida, como também, pratica valores diferenciados de fretes, uma vez que a empresa obtém descontos diferenciados junto a grandes empresas como os correios.

No tocante a credibilidade, mais de 70 mil lojistas utilizam da plataforma para entregar as mercadorias comercializadas por seus e-commerces. Mais de 730 mil embarques já foram realizados, além da plataforma estar integrada aos principais marketplaces do País.

Invista no pós venda

Por fim, não somente o monitoramento da entrega, mas o pós-venda é uma ferramenta relacionada à logística que deve ser vista com mais carinho pelo lojista. A certeza de que o produto foi entregue de forma correta, em condições adequadas, não somente reflete na satisfação do consumidor, como também, está atrelada a funcionalidade da logística estabelecida em seu e-commerce.

É por meio do pós venda que não somente se capta novas vendas, como também se torna possível mensurar a qualidade e satisfação do consumidor, e como em qualquer negócio, no e-commerce não é diferente, o consumidor satisfeito é o que irá determinar o sucesso de sua loja virtual.

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba mais conteúdos como este

Conheça o Autor

Receba conteúdos que vão decolar suas vendas

Preencha para reservar a sua entrada!