Como criar estratégias de marketing para vender mais em 2023

O que você encontrará neste Post

No artigo anterior nós da InfoPay conseguimos clarear a visão do empreendedor quanto a análise e planejamento financeiro de e-commerces e empreendimentos. Agora que já foi possível visualizar a real condição de empresa, o 2º passo para o projeto 2023 da loja virtual ou física, consiste em desenvolver um plano de atuação focado especificamente no Marketing.

Muitos empreendedores pensam que basta investir em impulsionar um post em redes sociais e a venda será feita. Mas na realidade o desenvolvimento de um projeto de Marketing demanda um maior esforço e investimento para conquistar resultados concisos e positivos ao longo do ano.

Consumidor

Há pouco mais de uma década, o consumidor era apenas alguém, que  através de mídias como TV e Rádio, era exposto à propaganda, que gerava no receptor (a pessoa que assiste ou era exposta ao anúncio) um simples desejo de compra. O consumidor não era visto como um indivíduo capaz, não somente de interagir, como também de questionar ou propagar de forma impactante o produto.

Tudo bem que o boca a boca sempre foi uma ferramenta de marketing respeitada, porém, com limitado impacto diante da abrangência dos veículos de comunicação de massa, e assim se tratavam as campanhas publicitárias para apenas gerar desejo no consumidor.

Evolução do marketing

Seguindo essa premissa, Jobs disse “as pessoas não sabem o que querem até você mostrar a elas”, ou seja, o desejo de consumo deve ser gerado, e isso ainda é a base do que entendemos como marketing, mas esse conceito evoluiu, já que a própria modernização dos meios de comunicação diretamente impactou no perfil não só de consumo, como de compra e interação com o receptor.

Atualmente um conceito do marketing 4.0, de Philip Kotler, traz uma evolução da forma como as empresas devem tratar o seu público.  Segundo apontado pelo pensador, “o mais importante ingrediente na fórmula do sucesso é saber como lidar com as pessoas”.

A perspectiva apontada por Kotler traz à tona uma realidade, agora não basta apenas gerar somente o desejo de consumo, isso porque o receptor também é um gerador de informação e conteúdo.

Quando se aprofunda o olhar em seu público, o empreendedor vai perceber que o receptor é uma pessoa conectada em uma rede, ou seja, alcançar, fidelizar, convencer, suprir as demandas e estar atento à experiência deste indivíduo em seu canal de vendas, pode potencializar a abrangência de sua campanha e empresa no mercado.

Para atestar essa perspectiva de Marketing podemos destacar mais uma frase de Kotler. “Os clientes se adaptam mais às opiniões sociais. Na verdade, a maioria das decisões de compra pessoais são essencialmente decisões sociais”.

Mas como colocar tudo isso na prática?

Com essa nova perspectiva de mercado, com essa nova forma de pensar, o cliente, seus hábitos e até mesmo o fato de cada pessoa ser um ator importante na obra social chamada capitalismo, os e-commerces devem criar um plano de ações que tragam resultados financeiros para sua empresa, mas paralelo a isso, que entendam e crie empatia, cumplicidade e estreitam os laços com seu público.

Partindo daí, nós da InfoPay, listamos os principais pontos que devem ser seguidos na estruturação do marketing de um e-commerce, e que pode até mesmo ser utilizado também em um plano de atuação para uma loja física.

Identifique seus objetivos de negócios

O primeiro passo evidentemente deve ser definir os objetivos do empreendimento. Brincando com a fase do filme Alice no país das maravilhas “se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. Trazendo para o e-commerce “se você não sabe onde quer chegar com seu negócio, nunca chegará a lugar nenhum”.

Como colocado no primeiro artigo é importante estabelecer metas a serem atingidas ao longo do ano, e partir destas metas que será estruturado o plano de atuação do marketing do empreendimento.

Aqui temos que destacar dois pontos, o primeiro é o fato de que todo o processo, do atendimento a entrega do produto e feedback tem que fazer parte de sua estrutura de marketing, e não somente investir em publicidade.

O segundo fator a ser observado é que o “As metas indicam aquilo que uma unidade de negócios deseja alcançar; estratégia é um plano de como chegar lá.”. Philip Kotler

Sendo assim é fundamental que o empreendedor defina os objetivos a serem alcançados com a campanha de marketing. Aumentar os leads, fidelizar clientes, aumentar as vendas, trazer credibilidade a sua loja virtual, alcançar um público consumidor em específico. Todos estes são pontos específicos que devem ser definidos no projeto de sua empresa.

É importante destacar que estes pontos podem ser trabalhados de forma gradativa, periódica, mas devem estar listados em uma estratégia de atuação e abordagem no mercado, para que o esforço e investimento direcionado nas campanhas publicitárias tenham uma missão específica a ser cumprida.

Defina seu público alvo e conheça seu perfil de consumo

Se o objetivo de sua campanha, de seu planejamento de marketing já foi compreendido, o segundo e muito provavelmente principal ponto para desenvolvimento do seu projeto é a identificação de seu público alvo.

Ok! O empreendedor pensa, se estou na internet, venderei meu produto para todos que acessarem o meu site. A questão é que a linguagem da abordagem, os produtos ofertados, a linha de comunicação difere de público para público.

A forma como se vende um tênis All Star para uma senhora de 60 anos, é diferente da abordagem que se dá para uma adolescente de 16. Apesar do produto ser exatamente o mesmo, o foco da campanha muda.

Mais do que isso, quanto maior for o funil de seleção do seu público alvo, maior será a capacidade do e-commerce de atender de forma satisfatória o consumidor e isso fideliza o cliente ao empreendimento.

Se você não sabe como definir o público alvo, comece por pontos simples como: Sexo, idade, localidade, escolaridade, renda e perfil de consumo.

Vale destacar aqui que essa análise de público, atualmente, reduz as despesas de anúncio sem retorno, até porque, todo investimento em mídias sociais é direcionado para esta persona traçada pela empresa, o que potencializa as chances de venda e fidelização do cliente.

Identifique os pontos fortes e fracos do seu público

Como já foi identificado o público alvo, o empreendedor pode analisar de forma mais minuciosa as particularidades de seu público. Nesse ponto o lojista passa a perceber quais são as doenças (carências e necessidades), como também as virtudes (fatores de satisfação), do cliente.

Essa análise será usada no sentido de desenvolver suas peças, campanhas e abordagens voltadas para preencher uma necessidade do seu público. Assim, ao investir em mídias nas principais plataformas, o empreendedor conseguirá alcançar o consumidor em sua dor, ou seja, a sensação de quem estiver exposto aos anúncios é que a empresa está conversando em particular com o cliente.

“Conteúdo constrói relacionamentos. Relacionamentos são baseados em confiança. Confiança gera receita.”– Andrew Davis

Estude a abordagem de seus concorrentes

Mais do que estudar o mercado é necessário que para definir as ações estratégicas do e-commerce, a análise da postura de abordagem dos concorrentes. Entenda qual o público e a intencionalidade das campanhas desenvolvidas.

Essa análise serve não para que o concorrente seja copiado, mas para que se tenha uma ótica de alguém que já está gastando com campanhas e está obtendo resultados positivos ou negativos.

Com essa percepção, sua estratégia poderá ser mais eficaz na abordagem do seu público alvo e consecutivamente, o caminho para alcançar as metas estabelecidas será encurtada.

Vale lembrar que no mercado alguns não aprendem nem com seus próprios erros, os atentos aprendem com os seus erros e não os cometem novamente, e os espertos, estes aprendem ao observar os erros dos outros.

Defina um orçamento

Após esta análise ser feita e embasada de forma empírica, ou seja prática, colocada no papel, tabulada se possível, até mesmo com uso de ferramentas como a Matriz Swot, diante de um plano de metas a serem alcançadas e principalmente uma real análise financeira do negócio, é hora de ser definido o orçamento a ser investido.

Neste ponto temos que destacar a importância das ferramentas de gestão, assim como a relevância de profissionais de comunicação atuando por sua empresa.

A IstPay por exemplo, lançou recentemente o IstCard, cartão de crédito pré-pago virtual, com a bandeira Mastercard, que facilita e muito a vida do lojista, para gestão dos recursos destinados para impulsionamento de mídias. O empreendedor estabelece o valor do cartão, faz a destinação do capital e gere pelo celular, quanto está sendo investido nas campanhas em cada plataforma, pagando pelas campanhas através do IstCard.

O investimento em um profissional de comunicação, agência, ou campanhas também deve fazer parte de seu plano de orçamento, já que a qualidade do material impulsionado ou reproduzido na mídia é literalmente a imagem que a empresa quer passar para o cliente que ela quer captar e fidelizar.

Aqui no orçamento é também crucial que o empreendedor não veja tal direcionamento de recursos como uma despesa: “as companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada.” Philip Kotler.

Não se esqueça das campanhas voltadas para datas especiais

Em todo planejamento de marketing o empreendedor deve estar atento às datas comemorativas e como elas são tratadas por seu público. O público muda sua forma de consumo mediante a cada período anual.

Um exemplo claro da mudança do perfil de consumo está em duas datas bem próximas, Black Friday e Natal. Ambas são datas muito comerciais, porém, nem todos os públicos consomem em ambas as datas, há ainda aqueles que utilizam da Black Friday para comprar seus presentes de Natal.

A importância então de se observar esses períodos específicos se faz justamente pelo direcionamento de capital, campanhas e ações específicas para o público em cada data comemorativa.

Não deixe de mensurar e analisar os resultados obtidos em suas campanhas

Por fim, é fundamental que o empreendedor ao fim de cada campanha analise os resultados obtidos com o investimento feito. Essa análise é feita através das vendas convertidas, leads na loja virtual por cada peça impulsionada, e até mesmo pelo feedback dos clientes.

A análise destes dados deve ser feita pelo simples fato de que, todo plano pode ser alterado, toda estratégia pode ser ajustada caso os resultados não sejam satisfatórios e condizentes com o investimento feito.

Próximo passo

Agora que já é possível entender a importância do marketing, como os principais pontos a serem observados na estruturação de um plano para o empreendimento, o próximo passo é o comparativo com os concorrentes, isso relacionado a produto, preço, atuação no mercado. Mas este é um assunto que será tratado de forma mais detalhada em nosso próximo artigo.

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