O crescimento do consumo e consecutivamente das lojas virtuais, de acordo com o relatório feito pela The Global Payments Report 2022, indicam que a curva de crescimento dos e-commerces está longe de parar, a estimativa é que haja no Brasil um crescimento anual de 18% até o ano de 2015.
Com um cenário tão promissor e com a aceitação e ampla adaptação do público em praticamente todos os segmentos do mercado, é inegável afirmar que também há um significativo aumento de oferta. Ou seja, o mercado, mesmo com todos os fatores promissores, segue tão agressivo quanto nunca.
Partindo do princípio da oferta e demanda, quanto maior oferta de produtos, menor é o valor no mercado. Porém no cenário em que vivemos não somente os preços determinam o sucesso de um empreendimento virtual.
Todo empreendedor deve estar atento às nuances do mercado e principalmente, as estratégias e comportamento dos concorrentes e empresários que atuam de maneira mais sólida e com mais experiência, pois essa é a melhor forma de tomar decisões assertivas e se posicionar com maior solidez frente ao seu público alvo.
Passamos então a compreender a importância de monitorarmos e analisarmos a concorrência e o mercado para o sucesso de qualquer negócio, e dentro desta ótica, nós a InfoPay, por entender a relevância deste assunto para o sucesso do empreendimento virtual, baseado no planejamento financeiro e estratégico, destinamos este artigo exclusivamente para auxiliar cada lojista quanto à realização da análise de mercado.
Análise de Concorrência e de Mercado
A análise de concorrência, que faz parte da análise de mercado, serve justamente para trazer para o empreendedor uma visão empírica do que precisa ser feito, como inovar, ampliar ou manter seu e-commerce posicionado de forma competitiva frente a um ríspido cenário. Dessa maneira as estratégias de atuação podem ser mais eficazes e gradativamente, o empreendimento terá novos resultados.
É importante lembrarmos que “o concorrente é quem valoriza o seu produto”. Sim a afirmativa parece sem nexo, mas veja bem, sem concorrência não há padrão para avaliar a qualidade do que é entregue pelo seu e-commerce, tão pouco quão satisfeito está o seu consumidor, já que ele, em tese, não tem padrão de comparação.
Segundo disse Steve Jobs “não temos que olhar para a concorrência e dizer, vamos fazer melhor. Temos que olhar para a concorrência e dizer: vamos fazer diferente”, é justamente por buscar esse novo posicionamento, que todo lojista deve olhar para o lado e de forma crítica avaliar os concorrentes, seu empreendimento e traçar o diferencial do seu negócio.
Identifique quem são seus concorrentes
Primeiramente temos que entender que é impossível fazer uma análise sem um padrão. Todo estudo de concorrência deve ser feito dentro de pontos que estabeleçam onde está o seu negócio no mercado, e a partir daí, ter uma noção clara de quais empreendimentos disputam a clientela frente a frente com sua empresa.
Para fazer essa avaliação é necessário estabelecer critérios, sendo o público alvo e pujança do empreendimento os dois primeiros fatores a serem observados. Perceba, a loja virtual pode comercializar um produto com melhor valor de mercado do que gigantes como Amazon e Americanas.com, mesmo assim, o público destas lojas virtuais não será conquistado somente pelo valor do produto.
Desta maneira é fundamental, como já colocado nos artigos anteriores, que o empreendimento tenha muito bem definido qual o seu público, o local que seu empreendimento ocupa no mercado, para assim ser feita uma avaliação dos reais concorrentes, e porque não, ao observar os gigantes do segmento no qual está inserido, traçar um plano de como e onde você pode chegar.
Ferramentas e metodologia
Agora que você já tem listado no papel, quais são as empresas que disputam com você a preferência do seu público alvo, é possível então avaliar como sua empresa atua no mercado, pontos fortes e fracos de seu concorrente e concomitantemente no seu e-commerce.
Nesse processo de análise a escolha da metodologia e ferramentas que servirão para coleta de dados e comparativos faz toda a diferença. A Matriz Swot é um dos principais e mais simples métodos de comparação de dados e cenários. Também existem ferramentas em vários sites e programas que facilitam a vida do empreendedor virtual. Entre elas nós a InfoPay indicamos as seguintes:
Google Alerts: ferramenta adequada para monitoramento das ações dos concorrentes. Através de alertas criados, o empreendedor recebe e-mails com notificações das publicações dos concorrentes.
SEMRush: é uma ferramenta de SEO que tem como funcionalidade viabilizar avaliações avançadas relacionadas aos resultados de seus concorrentes. Por meio delas, o empreendedor avalia, por exemplo, o posicionamento no Google, tráfego por palavras-chave entre outros dados.
Reclame Aqui: Nada melhor do que conhecer a insatisfação do consumidor frente a seu concorrente, sendo assim o reclame aqui é uma ferramenta que torna esse o conhecimento acessível para todo empreendedor. A forma como seu concorrente responde às crises e reclamações do seu cliente facilitam e muito o posicionamento e postura que sua empresa deve ter frente a seu público alvo.
Ubersuggest: Esta ferramenta auxilia na análise de palavras chaves. Estas informações facilitam o planejamento quanto a estratégias de marketing e tráfego para melhor posicionamento de sua loja virtual na web.
Buzzsumo: Ainda nos canais sociais, essa ferramenta possibilita o monitoramento dos resultados de seus concorrentes nas redes sociais. Por meio do Buzzsumo é possível identificar a publicação que gerou mais engajamento nas mídias sociais.
SimilarWeb: por meio desta ferramenta é possível quantificar o tráfego gerado por seus concorrentes e informações associadas. Com estes dados é possível identificar se toda a estratégia adotada pelos seus concorrentes tem surtido efeito e auxiliam no planejamento de ações que serão desenvolvidas para o e-commerce.
Através das ferramentas citadas acima, é possível avaliar pontos como qualidade e marcas dos produtos, custos e valor de venda, qualidade de atendimento, feedback de clientes e estratégias de marketing.
Vamos discorrer estes pontos, mas antes, vale ressaltar que o empreendedor não deve entrar em desespero ao perceber que seu concorrente atua e tem melhores resultados no mercado.
Muitos lojistas ao verem que há no mercado empresas que registram números superiores, obtém mais vendas e até mesmo entregam uma mercadoria de melhor qualidade, simplesmente optam por deixar o negócio.
A análise tem como objetivo justamente essa reestruturação de posicionamento, abordagem e atendimento. Assim é possível traçar novas rotas para que o e-commerce se torne mais competitivo dentro do mercado.
Qualidade de atendimento e feedback de clientes
Com o uso das ferramentas que listamos é possível identificar não somente como os clientes são atendidos e estão satisfeitos com o produto entregue e serviço prestado, mas também traz um olhar real de como se comporta a empresa com seus consumidores.
Se a propaganda é a alma do negócio, o feedback de um cliente fidelizado tem um poder de conversão de novos leads e efetivação de mais vendas. Assim, estar atento quanto à promoção de um atendimento de qualidade faz toda a diferença para a estruturação do e-commerce ao longo do ano.
Investir na satisfação do cliente é fidelizar o seu consumidor. Uma vez fidelizado, o e-commerce sempre será a primeira opção quando o assunto for compras pela internet. Aqui ao analisar o mercado é possível criar estratégias que atuam justamente nas falhas dos seus concorrentes, desta forma se torna viável captar um novo cliente para a loja virtual.x
Qualidade de produtos, marcas, custos e valor de venda
Ao olhar para o concorrente é necessário que seja observado a qualidade e marca do produto que é entregue ao cliente. Não basta ter um preço melhor se simplesmente seu produto for inferior. Por outro lado, não se vende a preço de banana, apenas para liberar estoque, produtos que têm um custo superior no mercado.
Analisar a balança de oferta e demanda e como seu concorrente se comporta na oferta destes produtos é um dos fatores que tornam sua empresa competitiva. Ok, você pode vender com valor abaixo do praticado pelo concorrente, mas como dito nos artigos anteriores, o percentual de lucro no ato da precificação deve ser mantido.
Os clientes também avaliam isso. Pense que ao comprarmos um carro sempre buscamos o melhor custo benefício, ao comprarmos uma roupa, um perfume, um smartphone, sempre adquirimos o melhor que nosso dinheiro pode pagar dentro de uma necessidade a ser preenchida.
Nesta perspectiva chegamos à conclusão de que não se disputa mercado apenas com preço, se disputa mercado com diferenciais que são identificados e potencialmente entregues aos seus clientes.
Em um dos artigos desta série de planejamento para e-commerce apontamos a importância da precificação de um produto, se você ainda não leu esse material, vale a pena voltar e dar uma conferida.