Conforme informações divulgadas pela Forbes o programa que é um marco na TV brasileira, teve um aumento com patrocínios superior a 40% entre as edições de 2022 e 2023. Segundo divulgado, o reality faturou no ano passado cerca de R$ 700 milhões em publicidades, já para a edição que começa nesta segunda-feira, a arrecadação é de R$ 1 bilhão.
As informações repassadas pelo portal especializado Meio & Mensagem, a edição 23 do BBB, começa hoje com um recorde de 30 marcas confirmadas para ações de publicidade durante o programa.
Conforme apurado, as mídias são divididas em três patamares, Big, Camarote e Brother. Stone, Seara e Mercado Livre, são as três marcas que terão a visibilidade Big, desembolsando o valor de R$ 105,1 milhões.
Seguindo no investimento de milhões para divulgação das marcas em um dos programas de maior visibilidade da TV brasileira, quatro marcas irão participar na cota Camarote, são elas Amstel, TikTok, Pantene e Downy (duas últimas da P&G). Cada uma delas irá pagar R$ 80,2 milhões pela exposição.
Por fim, a cota Brother é a de menor custo, mesmo assim cada uma das empresas irá desembolsar R$ 15,6 milhões para serem vistas no Big Brother. As empresas que anunciam nesta cota são Ademicon, Hypera Pharma, McDonald’s, QuintoAndar e Pague Menos.
Alto investimento traz retorno
Segundo os dados obtidos, o BBB tem seu sucesso consolidado não somente na TV, onde a diretora de Negócios Integrados em Publicidade da Globo, afirma que o reality é um dos programas de maior sucesso, comercial e de público da emissora, mas também na Web.
Em 2022 o BBB encerrou com 22 pontos de audiência na TV em média, e uma participação de 47%. Os números registrados na TV são tão expressivos que mesmo sendo um programa exibido após as 22h, alcança resultados semelhantes aos do Jornal Nacional, que teve média de 22,8 pontos, no mesmo período de exibição, conforme apuração do Kantar Ibope Media.
Na plataforma TikTok os números de acesso demonstram o sucesso do BBB na rede social. De acordo com a Forbes “a hashtag #BBB22 tem 23,7 bilhões de visualizações, #BigBrotherBrasil tem 7,2 bilhões de visualizações e #BBB acumula 28,1 bilhões de visualizações”.
Debandada das Americanas
No ano de 2022, a Americanas, uma das principais patrocinadoras do BBB na ocasião, concluiu sua participação no reality como a marca mais lembrada entre a audiência. Os resultados obtidos claramente trariam um novo investimento para a edição de 2023. O que foi cancelado justamente pelo rombo encontrado e problemas de gestão vivenciados pelo grupo.
Na última sexta-feira (13/1), às Lojas Americanas, após já terem confirmado há cerca de três meses a participação como patrocinadora do BBB, anunciou a desistência em expor sua marca no programa.
O fato ocorreu justamente pela descoberta das “inconsistências contábeis” de R$ 20 bilhões, que ocasionou a renúncia do ex-CEO Sergio Rial. Cabe destacar que as Americanas foram procuradas pela Forbes, mas não concederam entrevista sobre o fato.
Com a desistência das Lojas Americanas, o Mercado Livre assumiu o posto entre as três maiores patrocinadoras do maior reality show da TV brasileira.