Como escolher o melhor meio de pagamento para sua loja online

Postado em 11/16/2022 15:02:24 - Por Thiago Monteiro

A maior parte dos empreendedores pensam que para iniciar no Mercado Digital, basta ter um e-commerce, uma rede social com um número significativo de seguidores, ou se afiliar a uma plataforma de vendas, e a partir daí expor seus produtos, gerar algum tipo de impulsionamento e no final do mês terá uma conta com um saldo gordo obtido com um alto percentual de conversão em vendas.

Esse pensamento existe porque não há conhecimento dos fatores por trás de uma venda e recebimento no meio virtual. É justamente a falta de propriedade sobre o assunto que aumenta a possibilidade do seu e-commerce fracassar.

Para concluir uma venda uma série de procedimentos que vão da consolidação dos dados do cliente final, até a aprovação da venda em tempo hábil, devem ser feitos, para posteriormente, no caso de cartões de crédito, dentro de até 30 dias, o dinheiro caia em sua conta.

Ao contrário do que todos pensam, não é somente atender por um aplicativo, receber um pix e entregar um produto, até porque, sempre há aqueles que cometem fraudes virtuais que vão de estelionato, no ato da compra e venda, a roubo de dados de sua empresa e clientes.

É por isso que você ao entrar no e-commerce necessita do gateway confiável, que ofereça a solução adequada para que o seu negócio obtenha lucros, se posicione no mercado com toda credibilidade e segurança.

O que é Gateway

Bom se você não sabe o que é gateway, vamos fazer aqui um breve resumo sobre o tema, e claro, se você quiser se aprofundar sobre essa ferramenta e sua funcionalidade é só clicar nos links no fim deste artigo e ficar muito mais inteirado.

A grosso modo, o gateway é a ferramenta que cria a ponte entre o consumidor, a bandeira do cartão e o banco emissor, sendo a porta de recebimento que viabiliza em todo o processo de compra e venda os padrões de segurança que são necessários.

A escolha do gateway adequado pode definir o sucesso do seu negócio

O ponto principal dessa ferramenta é que grande parte das empresas que estão no mercado, não atuam oferecendo o gateway de pagamento adequado para o seu negócio, e sim, vendem uma ferramenta engessada que não se adapta as necessidades de seu e-commerce. Daí a necessidade de se observar três importantes fatores que são: a taxa de aprovação, taxa de antecipação e o bloqueio de capital.

Taxa de aprovação

A escolha do gateway correto interfere não somente na segurança do seu dinheiro, mas também na ampliação da capacidade de conversão de vendas.

O Mercado Pago, por exemplo, é atualmente um dos gateways mais conhecidos, porém, tem uma baixa taxa de aprovação de vendas, e isso interfere em seus lucros e resultados, já que a recusa ou alto índice de reprovação no gateway, impactam negativamente a sua taxa de conversão no ato da compra.

De tal forma o Gateway da IstPay, por exemplo, apresenta um índice de aprovação com média de até 97%, o que ocorre por diversos fatores, entre eles, o sistema antifraude humanizado e o checkout transparente fornecido pela empresa.

Bloqueio de capital

Outro ponto que deve ser observado está relacionado ao bloqueio do capital. Sim, uma empresa que não está totalmente habilitada junto ao Banco Central pode gerar o bloqueio e a retenção do seu dinheiro, é o que explica o CFO da IstPay Eduardo Basques.

“Um gateway que não é confiável, que não tem todas as licenças junto ao Banco Central, e todas as licenças das bandeiras de cartão, ele está operando de maneira irregular, sendo assim há qualquer momento ele pode sofrer sanções do Banco Central, e todo o dinheiro ali no gateway de pagamento fica com a sua grana, por isso é de total importância que se tenha um gateway confiável rodando em sua loja virtual para poder evitar este tipo de bloqueio”, explicou Eduardo Basques.

Taxas de antecipação

Para os empreendedores outro ponto que deve ser analisado são as taxas de antecipação, já que no mercado o que não faltam são empresas que aplicam altos percentuais sobre os valores a serem recebidos de forma antecipada. A exemplo o Mercado Pago, que atualmente cobra a alta taxa de 5.98% para estas solicitações.

De acordo com a diretora de marketing Ana Cardoso, a melhor opção de gateway de pagamento do mercado atualmente é o da IstPay, justamente por ter uma relação de confiabilidade direta, que ao ser consolidada credencia seus usuários a terem a taxa zero de antecipação.

“A IstPay desenvolveu seu gateway pensando nestas necessidades de nossos clientes, e por isso temos taxas que nos diferenciam no mercado. Temos um processo de relacionamento direto com os empreendedores que utilizam nosso gateway de pagamento. A partir desta relação de confiabilidade estruturada, nossa empresa aplica a taxa zero de antecipação dentro de dois dias, o que não é oferecido por nenhum outro gateway no mercado”. Ponderou Ana Cardoso.

Ainda segundo a diretora de Marketing da IstPay, “é importante lembrar que taxa zero de antecipação e valor recebido em até dois dias é utilizado na IstPay somente nas compras de cartão de crédito, já que todas as transações concluídas via Pix e Boleto, o valor é repassado de forma instantânea, inclusive fica a disposição no Banco da IstPay, para realizar qualquer transações que o empreendedor necessitar. Esse é sem dúvidas um dos diferenciais de nossa empresa, que atua para facilitar e otimizar os resultados dos empreendedores”. Finalizou a Ana Cardoso.

Receba mais conteúdos

Conheça o autor

Thiago Monteiro

Thiago Monteiro

Formado em Comunicação Social/Jornalismo há 14 anos, o redator da InfoPay afirma que duas coisas movem sua vida e trajetória profissional: "literalmente vivo em função de minha família e a paixão pelo Jornalismo"