Black Friday: 8 Dicas para não cair em golpes

Postado em 11/16/2022 15:16:50 - Por Thiago Monteiro

A Black Friday está chegando, e com ela as oportunidades que muitos consumidores aguardam ao longo do ano para adquirirem produtos, trocar os móveis e eletrônicos de sua casa, e porque não, apenas fazer uma comprinha diante de uma boa oferta.

As projeções deste ano são que os empreendedores virtuais registrem um crescimento no volume de vendas durante o período da Black Friday, porém, você consumidor deve ficar atento para que durante a Black Friday, você não caia na Black Fraude, e com isso, o sonho de adquirir um produto através de uma promoção, se torne na verdade um verdadeiro pesadelo.

Diante dessa ótica, nós da InfoPay e da IstPay, listamos para você consumidor sete pontos que devem ser observados para que você possa aproveitar as ofertas, sem ganhar como brinde, uma verdadeira dor de cabeça. Confira:

1 – Planejamento

O primeiro ponto para que você possa efetivamente aproveitar as ofertas é fazer um planejamento de quais são suas demandas. Há produtos que você necessita e produtos que você deseja. Crie uma lista de prioridades e um valor que você pretende gastar em suas compras.

2 – Pesquise os preços

Nós brasileiros não nos rendemos a uma sensação de pechincha, então, para que você tenha uma real economia, é fundamental que pesquise e não se renda a primeira oferta que aparecer em sua tela. O e-commerce traz a praticidade de pesquisar em diversas lojas virtuais ao mesmo tempo, então, invista um tempo do seu dia para pesquisar sobre o produto e valor no mercado.

3 – Atenção com a maquiagem nos preços

Se você planejou suas compras, organizou sua lista de necessidades e desejos, pode começar desde já uma avaliação dos preços que são praticados no mercado antes da principal semana da Black Friday. Muitas empresas oferecem a metade do dobro como oferta, então seu conhecimento sobre os valores praticados antes da Black Friday é fundamental para que você economize com promoções reais.

4 – Frete também deve ser incluso no valor do produto

Simplesmente ver uma oferta com preços abaixo do praticado no mercado não deve ser o único fator determinante para que você realize uma compra. Lembre-se, muitos comerciantes reduzem o valor do produto, mas somado ao frete aplicado, você acabara pagando mais caro do que deveria. Não deixe de contabilizar todos os custos antes de concluir uma compra.

5 – Cuidado com ofertas milagrosas

Ofertas milagrosas devem ser sempre questionadas. A Black Friday faz parte de uma estratégia recente de vendas aqui no Brasil, ela ainda não é uma data cultural de consumo, como nos EUA. Sendo assim, avalie as ofertas milagrosas e questione promoções com valores muito abaixo dos praticados pelas demais lojas virtuais.

6 – Observe o histórico do e-commerce

Se você está questionando os preços milagrosos, a dica é, observe o histórico de satisfação dos clientes, se a empresa tem processos por insatisfação ou descumprimento do que foi acordado na venda. Veja os comentários sobre a qualidade do produto e evite comprar de e-commerces que não são bem avaliados pelos consumidores.

7 – Cuidado com os falsos sites

Outro ponto crucial é o cuidado com falsos sites. Há golpistas que falsificam páginas para que você cadastre dados pessoais como informações do cartão de crédito, CPF, data de nascimento e endereço. Isso aumenta o risco de fraudes e delitos em seu nome. Sendo assim, confira se a URL é segura e se o site é realmente a página oficial da loja virtual que você pretende efetuar a compra.

8 – Fique atento as formas de pagamento

Já que você se planejou e seguiu nossas dicas, na hora de conclusão de sua compra fique atento ao escolher a forma de pagamento. Se possível opte por comprar em lojas virtuais onde a conclusão da venda ocorra dentro do próprio site ou em uma URL amigável. Se optar por pagar em boleto, fique atento a procedência de boletos encaminhados por whatsapp e e-mail. Lembrando que Gateways de pagamento como os da IstPay, que atuam com seriedade, credibilidade e transparência também viabilizam essa ferramenta, porém com toda a segurança que você como consumidor merece e deseja.

Receba mais conteúdos

Conheça o autor

Thiago Monteiro

Thiago Monteiro

Formado em Comunicação Social/Jornalismo há 14 anos, o redator da InfoPay afirma que duas coisas movem sua vida e trajetória profissional: "literalmente vivo em função de minha família e a paixão pelo Jornalismo"