A diferença entre o Checkout Tradicional x Checkout Transparente para seu e-commerce

Postado em 11/28/2022 12:18:30 - Por Thiago Monteiro

Todo empreendedor virtual lida com um problema que é o abandono de carrinhos. Informações repassadas por uma pesquisa feita pelo E-commerce Brasil, aponta que 38,9% das pessoas entrevistadas já abandonaram um carrinho devido à insegurança quanto ao pagamento.

 Se isso não é o suficiente para que o empreendedor digital reveja o seu processo de venda, com o Gateway de pagamento e com ele seu Checkout, a mesma pesquisa aponta que 20,8% dos consumidores já desistiram de efetuar uma compra na internet em função do e-commerce ter um Checkout confuso.

Em artigos anteriores nós da InfoPay, já descrevemos a importância do Checkout no processo de venda de uma loja virtual. Caso você não tenha lido esse artigo, vamos aqui explicar resumidamente o que é o Checkout para uma loja virtual. 

O que é checkout

Basicamente o Checkout no e-commerce é o procedimento onde são verificados dados do cliente final. É o momento onde informações como endereço de entrega e dados do cartão e crédito, do comprador, logística, entre outras informações, são preenchidas e conferidas na conclusão da compra em uma loja virtual.

Esse procedimento é considerado uma das etapas mais importantes do e-commerce, pois essa integração e verificação de dados impactam diretamente nas vendas no mercado digital. A qualidade do Checkout é notada quando a taxa de conversão é positiva, o que ocorre se o ambiente virtual otimizar o tempo do consumidor final e gerar rápida aprovação.

Como gerar o ambiente adequado

Atualmente existem no mercado dois tipos de Checkout, o tradicional e o transparente. Ambos são utilizados por milhares de lojas virtuais brasileiras com a mesma função, contudo o Checkout Transparente, por vários motivos tem uma consolidação de resultados extremamente superior à forma mais “tradicional” de concluir uma compra virtual.

Checkout Tradicional x Checkout Transparente

O Checkout Tradicional é a ferramenta onde o cliente inicia a compra no site do e-commerce e, contudo, na hora de concluir a aquisição do produto e fazer o pagamento, o consumidor é redirecionado para a página do intermediador responsável pelo processamento da transação.

Esse procedimento cria, para muitos clientes, um cenário de insegurança, por serem direcionados a uma nova URL, e além de dificultar a navegação, aumenta o tempo da etapa de conclusão da compra, o que traz inevitavelmente uma sensação de insegurança que leva muitos consumidores a abandonarem o carrinho e desistirem da compra na loja virtual.

Já no Checkout Transparente o consumidor é mantido no site da loja virtual no momento de finalizar a compra, isso ocorre por meio de URL amigável, no próprio domínio do e-commerce, ou seja, o consumidor não é redirecionado para outra página.

Com essa ferramenta o consumidor final tem uma melhor experiência de navegação e conclusão da compra, o que inevitavelmente amplia a sensação de segurança no momento de preenchimento dos dados pessoais e finalizar o pagamento do seu pedido. Desta forma a loja virtual amplia a taxa de conversão e diminui o abandono dos carrinhos.

Quais são as vantagens do Checkout Transparente?

Ao manter o cliente no mesmo site para finalizar a compra, o Checkout Transparente oferece vantagens relevantes para o e-commerce. Ele simplifica e agiliza o processo de conclusão da compra, reduz o número de etapas e facilita o pagamento. 

Segundo repassado pelo CTO da IstPay, Davyd Fonseca, outra funcionalidade da ferramenta de Checkout Transparente da empresa é a de recuperação do carrinho abandonado, o que viabiliza aos empreendedores uma possibilidade de ampliar as vendas pelo resgate daquele cliente anteriormente considerado perdido.

“O nosso Checkout Transparente, tem a recuperação de carrinho abandonado. Para os empreendedores que são clientes da IstPay, isso significa que, aqueles 38% de consumidores virtuais que abandonam a compra no Checkout, mas que já colocaram alguns dados como o e-mail, nós fazemos contato visando à retomada da compra, isso representa para os lojistas que usam nosso serviço um aumento significativo de 26% na operação de seu e-commerce”. Afirmou Davyd Fonseca.

Vale lembrar que a IstPay é a única empresa do mercado que oferece ao seus clientes Gateway com Sistema Antifraude Humanizado, Checkout Transparente e serviço de Bank na mesma plataforma.

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Conheça o autor

Thiago Monteiro

Thiago Monteiro

Formado em Comunicação Social/Jornalismo há 14 anos, o redator da InfoPay afirma que duas coisas movem sua vida e trajetória profissional: "literalmente vivo em função de minha família e a paixão pelo Jornalismo"