Qual a melhor plataforma de venda para montar sua loja online

Postado em 12/21/2022 09:45:20 - Por Thiago Monteiro

Diante do sucesso e crescimento deste modelo de empreendimento, consecutivamente a oferta de plataformas tem crescido no mercado, e dezenas de opções atualmente estão disponíveis para você que é empreendedor. Frente a tantas ofertas, a questão a ser respondida é: quais as principais plataformas no mercado, para o início da trajetória e sucesso, quando falamos de e-commerce.

Essa dúvida que tem se tornado frequente para os novos empreendedores e para aqueles que já investem, mas não obtém os resultados desejados, foi o norte tomado por nós, da InfoPay, para listamos quatro plataformas que são ótimas opções para aqueles que desejam começar seu empreendimento virtual, ou desejam crescer o seu negócio, melhorando suas vendas e resultados.

Sendo assim, listamos quatro plataformas que são boas opções para o empreendedor se diferenciar da concorrência, se relacionando com canais de venda consolidados e assim solidificando seu empreendimento virtual. Confira:

Woocommerce

A primeira plataforma listada já foi citada em outros artigos aqui da InfoPay. O Woocommerce é uma das plataformas mais utilizadas no mundo e tem integração com o Gateway de pagamento da IstPay.

Consolidado mundialmente, o Woocommerce tem escritórios na Noruega, no Reino Unido e na África do Sul e possui +150 colaboradores.

Basicamente o Woocommerce é um Plugin do WordPress com alta capacidade de customização. A plataforma oferece para o empreendedor diferentes opções para a criação de lojas virtuais.

Em seu funcionamento o WooCommerce é um plugin disponibilizado pelo WordPress, que pode ser baixado e instalado em seu site. Desta forma ele permite a construção de uma loja virtual a partir de códigos abertos.

O Woocommercer também se destaca por não ser voltado somente para aqueles que querem começar um empreendimento do zero. Ela é muito utilizada, e podemos dizer que até é mais voltada para os empreendedores que trabalham com estoque e desejam ampliar a exposição na internet de seus produtos comercializados em lojas físicas.

É importante destacar que inicialmente a plataforma é gratuita e atualmente o WooCommerce viabiliza diversas possibilidades de customização e aplicação de serviço que podem ser contratadas para uma melhor experiência de construção e funcionalidade de uma loja virtual.

Shopify

Outra plataforma que também já foi citada em nossos artigos é a Shopify. Instituída em 2004, ela é uma solução digital com mais de 1 milhão de clientes e 5 mil colaboradores em todo o mundo. Assim como a Woocommerce, a Shopify também é uma plataforma que possui integração com o Gateway de pagamento e Checkout da IstPay.

Com sede no Canadá, a Shopify possui diferentes funcionalidades, como a possibilidade de criar cartões-presente nas lojas virtuais. De forma geral, a plataforma é uma ferramenta que possibilita a qualquer pessoa configurar um e-commerce e vender seus produtos físicos.

Um ponto fundamental a ser considerado com relação ao Shopify é o fato da  plataforma ser amplamente utilizada por empreendedores que têm suas lojas virtuais por meio do dropshipping, ou seja, basicamente os revendedores, ou as lojas virtuais não atuam com estoque, mas ofertam os produtos que estão no estoque de seus fornecedores em qualquer lugar do mundo, fazendo então o elo comercial.

Também temos que considerar que, apesar de ser fato constatado que a Shopify é mais utilizada por empreendedores que comercializam por meio da técnica de dropshipping, ela também se posiciona como uma boa opção para empreendedores que têm lojas físicas, já que no próprio site da plataforma é destacado que os lojistas que assinam seus serviços, podem comercializar seus produtos em locais físicos, usando o Shopify PDV.

Nuvemshop

Considerada uma das principais plataformas da América Latina, a Nuvemshop tem mais de 90 mil lojas virtuais ativas, e já foi eleita a melhor plataforma de e-commerce pela ABComm nos anos de 2017, 2019 e 2020.

Atualmente a Nuvemshop tem escritórios no Brasil, na Argentina e no México, e mais de 800 colaboradores.

Para os empreendedores o objetivo da Nuvemshop é oferecer uma plataforma de e-commerce flexível. Por meio da tecnologia da plataforma, é possível, inclusive, automatizar as vendas no modelo de dropshipping com fornecedores do AliExpress.

Justamente por seus objetivos a Nuvemshop é uma plataforma muito utilizada por novos e microempreendedores, que estão dando seus primeiros passos comerciais e fazem menores investimentos na abertura da loja virtual.

Tray

Para quem busca tradição, com duas décadas de operação no mercado, a Tray obtém mais de 11 mil lojistas, e também já foi premiada pela ABComm como melhor plataforma de e-commerce em 2015.

A plataforma é indicada para negócios dos mais variados níveis de atuação, ou seja, para quem trabalha com vendas como pessoa física, pequenas empresas e grandes corporações.

De forma semelhante à Shopify, a Tray pode ser utilizada por marcas com pontos de vendas físicos que desejam expandir os seus negócios para os meios digitais. Ela disponibiliza uma plataforma escalável e uma estrutura para e-commerce omnichannel e permite o clube de assinatura.

A Tray tem escritórios localizados no Brasil nas cidades de Curitiba/PR, São Paulo/SP e Marília/SP.

Qual a melhor plataforma?

Diante das opções apresentadas neste artigo fica em aberto uma pergunta quase retórica: qual a melhor plataforma? A pergunta é quase retórica porque efetivamente existe uma melhor plataforma, contudo, melhor para a necessidade específica de cada empreendedor virtual.

O empreendedor que está iniciando seu negócio virtual e não tem capital para investir em estoque, ou seja, que irá praticar o dorpshipping, tem como principal opção a Shopify, que é utilizada por milhares de e-commerces neste formato em todo o mundo.

Já diante da necessidade daqueles que já tem uma loja física com estoque, e apenas pretende ampliar a exposição dos seus produtos, o Woocommerce é a solução mais utilizada, inclusive pode ser aplicada simplesmente com a instalação de um plugin no site de seu empreendimento.

Se você, no entanto, é um microempreendedor, está iniciando um negócio virtual, tem pouco capital para investimento e o e-commerce é o seu primeiro passo comercial, a Nuvemshop é a solução que se adeque melhor às duas necessidades.

Vale destacar que cada solução tem suas particularidades para preencher lacunas de públicos específicos e isso deve ser analisado com cautela pois é um fator de fundamental impacto no sucesso do seu negócio.

Outro ponto que destacamos é o fato do seu Gateway e Checkout ser integrado à plataforma. Como já exposto em outros artigos, suas vendas, resultados e lucros estão diretamente ligados a esses fatores, e nesse sentido ressaltamos que a IstPay, além de ter as melhores taxas de conversão do mercado, apresentar o sistema antifraude humanizado e oferecer o serviço de bank (agora com o serviço de cartão de crédito virtual pré pago), é integrada às principais plataformas do mercado e esse é um fator que deve pesar na escolha do empreendedor ao escolher a melhor ferramenta para criar ou desenvolver sua loja virtual.

Receba mais conteúdos

Conheça o autor

Thiago Monteiro

Thiago Monteiro

Formado em Comunicação Social/Jornalismo há 14 anos, o redator da InfoPay afirma que duas coisas movem sua vida e trajetória profissional: "literalmente vivo em função de minha família e a paixão pelo Jornalismo"